Região

Um engodo através de e-mail se passando pela Polícia Civil

Gillys Esquitini Scrocca - Delegado de Polícia, advogado, professor, radialista e colunista capivariano

Começou a circular na internet um e-mail falso com um link que, se clicado, pode infectar o computador com um vírus. A mensagem afirma ser da Delegacia Eletrônica da Polícia Civil, mas é mentira. O título é “boletim de ocorrência registrado para seu cpf”, em letras minúsculas.
No texto falso está escrito que uma queixa teria sido feita contra a pessoa que recebeu a mensagem e pede para que ela clique num link para “conferir” o boletim de ocorrência inexistente. Além disso, o e-mail pede para que a pessoa compareça a um determinado local para obter “maiores esclarecimentos”. É tudo um engodo.
A Delegacia Eletrônica só envia e-mail para quem registra o B.O. pela internet.
No e-mail falso, a mensagem é endereçada não para a vítima que registrou o caso, mas para uma pessoa que teria sido “acusada” na elaboração do documento.
Para piorar o engano, o e-mail mostra um link que, se clicado, pode trazer ao computador da pessoa um vírus. A frase desse link é “Confira o boletim” e um dos endereços para o qual aponta é http://dc232.4shared.com/download/aOnB2sDz/Boletim_spF3C95.zip.
O internauta NÃO deve clicar nisso, pois o endereço NÃO é da Delegacia Eletrônica nem da Polícia Civil.
Outro detalhe importante que o internauta deve observar é o endereço de e-mail de quem envia a mensagem. O nome do remetente aparece como “Polícia Civil”, mas o endereço, em nada tem a ver com a instituição, podendo variar. Dois exemplos de e-mails falsos detectados tinham os endereços de remetentes “[email protected]” e “[email protected]” (as letras “x” são para evitar a divulgação dos endereços). Esses e-mails podem ter sido copiados por quem escreveu o falso e-mail apenas para enviar as mensagens.
O Grupo de Tecnologia da Informação da Secretaria de Segurança Pública alertou a Polícia Civil para esse e-mail falso. Cópias dele já foram enviadas para o DEIC (Departamento Estadual de Investigações Criminais), que irá investigar a sua origem e o seu criador. O GTI da SSP afirma que registrar um boletim de ocorrência na Delegacia Eletrônica é totalmente seguro e que esse e-mail falso, além de conter uma mentira, nunca se originou da delegacia.
A unidade eletrônica da Polícia Civil foi criada no ano 2000 e encerrou 2011 com 731 mil boletins de ocorrência registrados. Atualmente , os Registros Digitais de Ocorrências online correspondem a 26% do total. A Delegacia Eletrônica da Polícia Civil ampliou os tipos de crimes que podem ser registrados pela internet. Agora também podem ser comunicadas ocorrências de calúnia, injúria, difamação e ameaça.
Fiquem atentos leitores e leitoras do conceituado O Semanário.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?