Rafard

UMS Rafard promove curso de gestantes

A UMS (Unidade Mista de Saúde) de Rafard realizou a primeira reunião do Curso de Gestantes, na quinta-feira, 23, às 19h, no Posto de Saúde.
O curso terá a duração de 4 semanas. A enfermeira Tatiane Polesi falou sobre os tipos de partos. Os métodos contraceptivos serão abordados pela enfermeira Fátima D. Amâncio.
A nutricionista Graziela C. Bresciani fala sobre a alimentação adequada para a gestante, o que pode e o que não pode ser ingerido pela mulher durante o período.
Na ocasião, a futura mamãe passará por exercícios fisioterápicos com a fisioterapeuta Ariane Bueno e terá orientações sobre como se preparar para a nova vida, e como se comportar antes e depois do parto. A Psicologia na gravidez é o tema da palestra da Psicóloga Alessandra M. B. Piazza que ajudará os papais e mamães.
Outro tema muito importante é a Amamentação, com a Enfermeira Sandra R. Melchior, que ensina e fala deste momento tão importante para o bebê e para a mãe.
E a palestra Cuidados com o Bebê é ministrada pelas enfermeiras Tatiana Polesi e Sandra R. Melchior, que mostram às futuras mamães a melhor forma de cuidar do bebê, desde o nascimento, cuidados na hora do banho, o que vestir, cuidados com o umbigo e outras lições importantes que nem toda a mãe sabe. “Afinal os bebês não vêm com manual de instrução”, comentam as enfermeiras.
A Diretora de Saúde de Rafard, Maria Aparecida de Oliveira, afirma que é muito importante a participação das gestantes.
O curso segue até o dia 15 de março, é gratuito e deve ser feito por mulheres grávidas. No encerramento serão entregues certificados e haverá sorteio de brindes.

Partos
Em Rafard não são feitos partos. Todas as parturientes são encaminhadas para a Santa Casa de Misericórdia de Capivari, onde recebem os cuidados necessários.
Apesar dos esforços de implantar o sistema de parto humanizado, como nos hospitais particulares, os partos na Santa Casa ainda não são acompanhados pelo marido, pela mãe ou outra pessoa de confiança da parturiente.
No entanto, comenta a diretora de saúde, um atendimento especial para a gestante e o bebê é um sonho que vem sendo estudado e muito comentado pelos dirigentes, nas reuniões do sistema público de saúde.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?