Com o slogan “Seja doador de vidas”, a Diretoria de Saúde, juntamente com o Hemonúcleo de Piracicaba, promove a 11ª Campanha de Doação de Sangue, no sábado, 27, das 8h às 12h, na Unidade Mista de Saúde (UMS). De acordo com a enfermeira padrão responsável pela campanha, Fátima Donizete Amâncio, os possíveis doadores passarão por um processo de triagem.
“Além de ser um ato solidário, a doação de sangue também faz bem à saúde, já que é preciso passar por uma análise médica. Todos os doadores passam por aferição de pressão, verificação de anemia, entre outros. Após a doação também é coletado sangue para ser analisado e testado para várias doenças. Caso tenha algum resultado positivo o doador é informado para buscar o tratamento adequado”, explica.
Os doadores poderão contar com o apoio de 18 funcionários. Toda campanha realizada no interior do Estado fará com que o município não fique com o estoque baixo de tipagens sanguíneas e poucos doadores, segundo a Diretoria.
Os sangues coletados serão submetidos a exames de sorologia obrigatórios pelo Ministério da Saúde. “Nosso objetivo é conscientizar as pessoas a respeito da necessidade da doação e assim aumentar o número de coleta”, ressalta a enfermeira.
Para doar sangue basta ter entre 18 e 60 anos de idade, peso superior a 50 kg, não estar grávida, não estar amamentando, já terem se passado pelo menos três meses de parto e/ou aborto. É importante também estar bem alimentado, ter dormido, no mínimo, seis horas e não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas.