CapivariNotícias

Urologista fala sobre câncer de próstata durante sessão ordinária

24/11/2014

Urologista fala sobre câncer de próstata durante sessão ordinária

Palestra faz parte das ações do ‘Novembro Azul’, cujo intuito é conscientizar os homens sobre a importância do diagnóstico precoce da doença
O urologista Carlos Eduardo Maluf falou sobre o câncer de próstata durante a última sessão ordinária (Foto: Divulgação/Câmara de Capivari)
O urologista Carlos Eduardo Maluf falou sobre o câncer de próstata durante a última sessão ordinária (Foto: Divulgação/Câmara de Capivari)

CAPIVARI – O médico urologista da rede municipal de saúde Carlos Eduardo Maluf falou sobre o câncer de próstata e a importância do diagnóstico precoce durante a última sessão ordinária, realizada na noite de segunda-feira, 17 – Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata. A palestra, que foi aberta ao público, faz parte da campanha “Novembro Azul” em Capivari.

Com o intuito de conscientizar a população masculina sobre a doença, a Câmara e a Secretaria da Saúde estão desenvolvendo as ações pela primeira vez na cidade. Porém, o Legislativo já havia aderido à campanha no ano passado. No Brasil, o movimento é organizado desde 2010 pela Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) e pelo Instituto Lado a Lado pela Vida.

De acordo com a secretária da Saúde, Eliane Piai, “o objetivo é combater a doença e, principalmente, motivar a população masculina a fazer os exames preventivos”. Isso porque o câncer de próstata é o segundo tipo mais frequente em homens no país, responsável por aproximadamente 13 mil mortes desde 2011, segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca).

Em 2014, estima-se que serão diagnosticados 69 mil novos casos do tumor no Brasil. A doença atinge um em cada seis homens e é mais comum a partir dos 40 anos, entre obesos e negros. No entanto, se diagnosticado precocemente o homem tem 90% de chances de cura. Daí a importância da realização dos exames a partir dos 45 anos, para os grupos de risco, e os demais depois dos 50 anos.

Como parte do “Novembro Azul”, durante todo o mês o Posto de Saúde Central está realizando cinco consultas preventivas e gratuitas às terças-feiras, das 13h às 15h, aos interessados em participar da campanha. Não há necessidade de agendamento. Mais informações podem ser obtidas na Secretaria da Saúde, que fica na Rua Padre Haroldo, 553, Centro, ou pelo telefone 3492-8200.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?