O ex-vereador Olívio Pagotto Piai foi homenageado pela Câmara na noite de segunda-feira, 17, durante sessão ordinária, por ser o vereador vivo mais antigo, como prevê o projeto de resolução nº 323/2009, de autoria do parlamentar Arnaldo Annicchino Nacarato (PSD).
Piai recebeu uma placa das mãos de Nacarato e usou a tribuna para agradecer a homenagem, seguido de seu filho Dário Bicudo Piai, que também mencionou algumas palavras de alegria. Familiares, emocionados, acompanharam a cerimônia. Ele foi vereador no período de 1948 a 1951, momento pós-guerra.
Na história de Piai como parlamentar é destaque: projeto da construção de um bebedouro para cavalos no antigo Mercado Municipal; projeto da construção da capela no Cemitério Municipal; compra de uma motoniveladora (até então alugada); projeto da construção de um sanitário público em nível subterrâneo na praça Rodrigues de Abreu.
Também fez parte da comissão que criou o Regimento Interno da Casa de Leis de Capivari, ao lado de Humberto Annichino, Victorio Maschietto, Carlos Colnaghi, Rosário Capóssoli, Manoel Rodrigues Moreira, Archangelo Forti, João Annicchino, José Consolmagno, Alceu Dias de Aguiar, Pedro Dias da Motta, João Zacharias Maia, Plínio Borghesi e Amador Augustinho da Costa.
Esporte
Indicados por Rodrigo Abdala Proença (PPS), o presidente do Capivariano Futebol Clube, Osvaldo Agostinho Riccomini, acompanhado de demais membros da diretoria, e os proprietários da Escola de Futebol “Pinta de Craque”, Aurélio Venâncio Bortolança Júnior (Tuca) e Cléusio Aparecido do Prado, também receberam certificados.
O Capivariano foi homenageado pelo aniversário de 93 anos, comemorado em 12 de outubro. Já a “Pinta de Craque” foi indicada por Proença pelo ótimo trabalho realizado na cidade e região há 16 anos, revelando atletas inclusive para o cenário nacional, como é o caso do zagueiro Bruno Uvini.
Reforma
Moradores do bairro Castelani puderam falar pessoalmente com o vereador Valdir Antonio Vitorino (Valdir da Farmácia), do PDT, que esteve visitando o local no último final de semana. A principal reclamação, inclusive tratada pelo parlamentar em tribuna durante a sessão, é sobre o abandono do ginásio de esportes “Antonio Mattar”.
Segundo Valdir da Farmácia, o espaço gera falta de segurança aos moradores, pois é utilizado por pessoas que praticam atos ilícitos e as telhas, de alumínio, correm o risco de escapar com os ventos e machucar cidadãos. “Para os próprios pais pedirem pelo amor de Deus para que um ginásio de esportes seja demolido é porque realmente a situação está complicada”, relatou o parlamentar.
Ainda de acordo com o vereador, uma das justificativas da Prefeitura para a desapropriação do Centro Social de Capivari (Cesoca) é que o local encontrava-se abandonado. “E aquele ginásio, também não está abandonado? O Executivo deveria dar exemplo. É preciso que aquilo seja reformado o quanto antes”, complementou.
Ele reivindicou que a Prefeitura ilumine ao redor do ginásio de esportes, principalmente próximo a um ponto de ônibus, em que “crianças esperam o transporte para ir à escola, e agora com o horário de verão, na parte da manhã fica mais escuro e perigoso”.
Em tribuna, Valdir da Farmácia também pediu que a Secretaria de Obras dê atenção especial às operações de “tapa-buracos”, recapeamentos e manutenção das galerias de águas pluviais, em especial nos bairros Jardim do Bosque, Jardim São Pedro, Ribeirão e Santo Antonio.
Tarsila do Amaral
Recentemente, o presidente da Câmara Municipal de Capivari, Vitor Hugo Riccomini (PTB), comentou em tribuna sobre um pré-projeto denominado de “A Cidade Pinta Tarsila”, apresentado a ele pelo cidadão Jo Menezes.
Na ocasião, o parlamentar disse que entraria em contato com a Secretaria de Cultura e Turismo para viabilizar a proposta, cujo objetivo é manter viva a história de Tarsila do Amaral por meio da pintura dos locais públicos com cores usadas pela artista em suas principais obras.
Porém, para a surpresa de Riccomini, esse projeto já existe – inclusive registrado em cartório –, e é de autoria da professora de Artes Mônica Reis e dos alunos das 8as séries da Escola Estadual Maria Januária Vaz Tuccori, com participação de outros membros da unidade escolar e da comunidade em geral.
Na segunda-feira, 17, o presidente esteve reunido com a professora e com o vice-diretor da escola, Milvio Salvi Júnior, e trataram do assunto. Mônica explicou que a ideia partiu dos próprios estudantes, após o trabalho de pintura dos muros da “Maria Januária” com obras de Pablo Picasso.
Segundo ela, o objetivo é começar, em breve, o projeto “Resgatando Valores Através da Arte” pela praça do bairro Vila Fátima, onde serão feitas releituras de algumas das obras de Tarsila pelos próprios alunos. “Nossa proposta é manter a conservação dos lugares públicos, evitando depredações e deterioração, além de homenagear a artista capivariana”, explicou.
O vereador ficou ainda mais entusiasmado e colocou-se à disposição para dar prosseguimento à ideia. “O resgate da memória de Tarsila do Amaral é importantíssima, pois a cidade é carente disso. Fico imensamente feliz em ver a Escola Maria Januária, a professora Mônica e os alunos engajados nessa proposta e, no que estiver ao meu alcance, vou colaborar.”