CapivariNotícias

Vereador sugere permuta de terreno para construção de igreja no Morro Amarelo

03/07/2015

Vereador sugere permuta de terreno para construção de igreja no Morro Amarelo

Proposta levantada em tribuna por Vitorino não agradou Soares: ‘isso não existe’
Vereador Valdir Vitorino sugeriu que a Prefeitura faça uma permuta de terreno com a Paróquia São Benedito para a construção de uma igreja no bairro Morro Amarelo (Foto: Divulgação/Câmara de Capivari)
Vereador Valdir Vitorino sugeriu que a Prefeitura faça uma permuta de terreno com a Paróquia São Benedito para a construção de uma igreja no bairro Morro Amarelo (Foto: Divulgação/Câmara de Capivari)

CAPIVARI – Após elogiar o trabalho evangelizador que é feito pela Igreja Católica no bairro Morro Amarelo, o vereador Valdir Vitorino (PROS) sugeriu que a Prefeitura faça a permuta de um terreno para que a Paróquia São Benedito possa construir uma igreja no local. Segundo ele, pelo menos 90 crianças frequentam a catequese aos sábados, no Centro Comunitário do bairro. O parlamentar também pediu salas maiores para a realização das aulas.

Em uso da tribuna na última sessão antes do recesso legislativo, na segunda-feira, 29, Vitorino disse que a Paróquia possui um terreno na Avenida Professor Newton Pimenta Neves que seria “interessante” para o poder público. Em troca, o município ofereceria um terreno maior no bairro. A proposta não agradou ao vereador evangélico Nelson Soares (PR), que expôs sua opinião logo em seguida.

“O senhor está pegando um caminho um pouco distorcido. A Igreja Católica é muito rica, então eu gostaria que a Vossa Excelência, como católico, procurasse um padre para ver a compra de um terreno e construir lá de imediato uma igreja, para que a população dali, que merece e necessita, tenha todo o apoio”, sugere. “Porque a doação de um terreno do poder público para um igreja é inconstitucional. Isso não existe.”

“Mas acho que seria bom o senhor procurar a própria direção da Igreja Católica pra levar ao padre essa necessidade de ter essa igreja nesse local”, continua Soares. “A Igreja Católica tem muito dinheiro. Ela tem condições tranquilo de atender à necessidade desse pessoal que precisa muito”, afirma. “Principalmente a fé, essa forma de ajudar as pessoas a chegar mais perto de Deus.”

Valdir Vitorino, porém, informou que já conversou com o prefeito Rodrigo Proença (PPS). Segundo ele, o bairro é irregular e tem 80 casas, que foram construídas em regime de mutirão, sem escritura. “Já foi conversado com o padre Nino também, para que a gente possa regularizar o Morro Amarelo e pleitear junto à Prefeitura uma permuta para um terreno que dê para construir uma igreja”, conta.

Como vereador, Vitorino disse que tem o dever de incentivar esse tipo de trabalho. “É o melhor trabalho que tem: levar alguma religião às crianças, para que elas sigam um bom caminho.” O parlamentar completou sua fala concordando com Soares ao dizer que “a Igreja Católica tem condições de construir”, mas frisou que para isso é preciso regularizar a área. “Onde ocorre a catequese, por exemplo, foi um terreno conquistado na época pelo padre João”, finaliza.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?