Capivari

Vereadores aprovam projeto que institui campanha ‘Gravidez sem álcool’

19/06/2017

Vereadores aprovam projeto que institui campanha ‘Gravidez sem álcool’

CAPIVARI | Todos os vereadores aprovaram em primeira e única discussão, na segunda-feira, 12, o Projeto de Lei n.º 009/2017, de autoria do vereador Mateus Scarso (PMDB), no Palácio 10 de Julho. O projeto institui em Capivari a Campanha “Gravidez Sem Álcool”

O objetivo da campanha é conscientizar o público em geral, especialmente as mulheres grávidas, sobre os sérios prejuízos à saúde do feto, causados pela ingestão de bebidas alcoólicas durante a gestação. Dentre as principais propostas do projeto estão a promoção do conhecimento social e científico, através dos meios de comunicação, sobre a Síndrome Alcoólica Fetal (SAF) e formas de tratamento, estímulo de ações educativas realizadas por diversos seguimentos sociais e instituições públicas e privadas que envolvam a prevenção à SAF, como feiras de saúde, palestras, campanhas educativas e outros eventos, além de avaliação e aprimoramento das políticas públicas relacionadas à promoção, manutenção e recuperação da saúde fetal.

Autor do projeto, Mateus Scarso defende a prevenção da síndrome. “Precisamos prevenir a Síndrome Alcoólica Fetal (SAF), uma doença congênita que pode apresentar anomalias neurológicas irreversíveis e até retardo mental nas crianças, devido à ingestão de álcool pela mãe, durante a gestação dos bebês”.

Antes da votação, na Tribuna Livre da 19ª Sessão Ordinária, Mateus Scarso enfatizou o impacto da iniciativa. “É um projeto simples, mas importante para a sociedade, e claro, a lei precisará ser cumprida para que, desta maneira, possamos desestimular as mulheres a ingerir bebida alcoólica na gravidez, uma vez que os estudos apontam não haver quantidade segura capaz de eliminar a ameaça do álcool ao pleno desenvolvimento da criança”, afirma.

Há nove anos, a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) iniciou uma campanha nacional para a conscientização sobre os danos causados pelas mães aos bebês, decorrentes do uso de álcool durante a gravidez. Muitas informações sobre o assunto podem ser obtidas no site da SBP, no link: http://nova.sbp.com.br/gravidezsemalcool.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?