Rafard

Vereadores avaliam trabalhos do Legislativo e Executivo

 

Nesta semana, O Semanário dá continuidade a série de entrevistas com os vereadores. Depois de Uil Maia (PSD) e Maria Luiza Peressim Bernardo (PSD), é a vez de Sérgio de Jesus da Cruz Valêncio Pompeu (PTB) e Dídimo Alves Miranda (PSDB) exporem como avaliam a atuação do Legislativo e Executivo, além de falarem sobre suas pretensões políticas para as eleições 2012. Vale lembrar que Miranda ocupa uma das cadeiras do Legislativo desde setembro, quando assumiu temporariamente (35 dias) o lugar de Fábio Luis Quagliato, que se afastou para tratar de problemas de saúde. No início deste mês, com a cassação de Quagliato, o peessedebista assumiu efetivamente o cargo.

 

O Semanário – De setembro para cá, entre tudo o que fez como vereador, o que considera como principal?

 

Sérgio de Jesus da Cruz Valêncio PompeuConsidero como minhas principais realizações o recadastramento dos usuários do sistema de saúde municipal, inibindo dessa forma que indivíduos de outros municípios, que já apresentam sistemas de saúde próprios, utilizem nosso sistema, que acaba tendo, por conseqüência, a exaustão. E o projeto de regulamentação e ampliação das estradas municipais, com ênfase nas estradas da zona rural, ampliando-as em largura para valores entre 7 a 10 metros. Isso, sem dúvida alguma, promove a segurança no tráfego, uma vez que por lá trafegam diariamente ônibus escolares e veículos pesados, como máquinas e treminhões.

Dídimo MirandaTenho colaborado de forma técnica na Diretoria de Saúde, desde agosto, quando fomos convidados pelo prefeito Márcio [Minamioka – PMDB] para estarmos à frente da pasta e assumimos esse compromisso. Como presidente do PSDB, consultando o partido, decidimos indicar um profissional com perfil técnico. Encontramos isso na pessoa da dona Cidinha [Maria Aparecida de Oliveira da Silva, diretora de Saúde] e do Sr. Celsinho [Celso Alves Ferreira, chefe da Divisão Administrativa da Unidade Mista de Saúde]. Desde então, estamos acompanhando junto à administração municipal um elo dessa parceria, que vem trazendo bons resultados nas diversas ações realizadas. Em um momento conturbado que vive a Câmara, assumi como vereador no início de setembro. Nossa meta é continuar na busca de melhorias na saúde. Estamos trabalhando forte junto a empresas locais, realizando parcerias junto à Prefeitura para a execução de pequenas obras na cidade, mas de grande relevância para a população. Em breve, poderemos divulgar oficialmente as conquistas.

O Semanário – De modo geral, que análise você faz sobre a atuação do Legislativo nestes quase três anos de gestão?

 

PompeuConsidero que tivemos um bom aproveitamento. Efetuamos diversas cobranças ao Poder Executivo, recebemos indicações, fizemos requerimentos, projetos e debates em favor dos munícipes e do município, fiscalizamos diversas obras que estavam empacadas, principalmente na área da saúde, cobrando, entre outras coisas, a informatização do sistema de saúde municipal e aumentos salariais aos funcionários, sem deixar de mencionar a questão das casas populares. Enfim, foi muito produtivo.

MirandaNeste período acompanhei de longe o Legislativo. Terei mais condições agora, como vereador, para opinar, inclusive da minha própria atuação.

O Semanário – Até agora, como avalia o trabalho do Executivo (gestão 2009/2012)?

 

PompeuEu avalio como regular. Temos o problema crônico da falta de recursos públicos. Muitas pessoas pensam que o Poder Executivo não faz o que deveria fazer porque não quer fazer, mas, na prática, a situação não é tão simples assim. Existem leis e diretrizes que devem ser seguidas e isso limita um pouco a sua atuação. Mas posso citar como fatos positivos a construção do PSF [Programa Saúde da Família], a reforma do prédio da Terceira Idade, a conclusão do Centro Odontológico e da nova creche que, sem dúvida alguma, beneficiará muitas crianças. Por fim, mas não menos importante, existe a possibilidade concreta de até o término deste mandato ocorrer a construção das casas populares, que solucionará uma parte do problema crônico de déficit habitacional do município, além da pavimentação da avenida Irmãos Moreira, que beneficiará muitas pessoas, em especial as que moram na parte baixa da Popular, constituindo uma via rápido de acesso ao centro da cidade.

MirandaComo cidadão, como qualquer um, tenho certeza, gostaria de ver uma cidade promissora e com qualidade de vida para todos, criar oportunidades na geração de empregos, escolas técnicas qualificando os futuros profissionais, boa saúde. Realizando uma grande parte disso, a questão da moradia acontecerá naturalmente, na maioria dos casos, inclusive, sem depender do poder público. Mas, observando o orçamento anual da Prefeitura, que não chega aos R$ 20 milhões, é difícil sobrar verbas para investimentos na infraestrutura. Dependemos de verbas federais e estaduais, portanto, é um dever dos agentes políticos viabilizar o desenvolvimento da nossa cidade numa grande parceria com novos empreendedores e a própria comunidade. Como cidadão, acredito também que é isso que o prefeito Márcio quer para Rafard.

O Semanário – Tem conseguido por em prática as propostas apresentadas à população nas eleições de 2008, quando ainda pleiteava um cargo no Legislativo?

 

PompeuDe certa forma, sim. Uma das propostas que fiz à população durante minha campanha foi a resolução do conflito gerado pela perda de alguns terrenos doados na gestão do ex-prefeito Eugênio Tonin, em função da construção de uma rede suplementar de esgoto, durante o início da gestão do ex-prefeito Nê Cerezer. Essa situação caminha para uma solução que será proveitosa a todos que, em função disso, foram prejudicados e impossibilitados de iniciar a construção de seus imóveis.

MirandaEstamos trabalhando intensamente com um objetivo único: o bem estar da nossa população.

O Semanário – Faltando pouco mais de um ano para que se encerre a gestão 2009/2012, há algo de destaque que ainda pretende realizar?

 

PompeuSim, sem dúvida. Dentre uma das minhas prioridades para antes do término do atual mandato está a reforma do salão de festas do Centro Esportivo Reinaldo Fontolan, na popular de Rafard. Sabe-se que, durante algumas administrações, ele foi negligenciado e depredado e isso tornou sua utilização impossível à população. Sua reforma viabilizará a realização de diversos tipos de eventos sociais e promoverá um aproveitamento mais efetivo desse imóvel público. Também falta ainda a instalação de abrigos em vários pontos de ônibus. Aparentemente é uma coisa muito simples, no entanto mostra sua utilidade toda vez que as pessoas que dependem da utilização do serviço de transporte coletivo ficam expostas a intempéries naturais, como sol, chuva e vento.

MirandaEstamos com várias frentes de trabalho em andamento. Considero todas elas importantes para a cidade. Aos poucos, tenho certeza, elas se realizaram, podem acreditar.

O Semanário – Mesmo que ainda de forma discreta, a corrida eleitoral já começou. O vereador tem pretensões para a disputa das eleições em 2012?

 

PompeuBem… Penso que estou exercendo o meu trabalho de legislador com muito respeito pelo voto de confiança em mim depositado. Sou de formação evangélica e a Bíblia diz, em outras palavras, que cada dia é um novo dia e que o amanhã a Deus pertence, que não devemos nos preocupar com o amanhã porque Ele cuida de si mesmo. Quem avaliará se fiz um bom trabalho ou não é o povo. Ele saberá quem deverá estar ou não ocupando uma das cadeiras do Legislativo.

MirandaAs coisas na minha vida sempre aconteceram de forma natural. Sou muito feliz junto à minha família e agradeço a Deus por tudo que já me deu. Posso até falar que deixo a vida me levar. Mas posso afirmar que nunca vou fugir do desejo e do clamor da maioria soberanamente democrática e defendê-la.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?