CapivariNotícias

Vereadores usam rede social para se aproximar dos eleitores

Como uma espécie de “gabinete virtual”, Facebook tem facilitado o contato dos políticos com os cidadãos

Os vereadores encontraram na internet uma maneira de se aproximar do cidadão, intensificando o contato direto entre os dois lados. Por meio do Facebook, oito dos nove vereadores capivarianos divulgam políticas públicas, recebem reivindicações e tratam de temas atuais com seus seguidores, como o debate da lei das sacolas plásticas, por exemplo.
Se antes as conversas só eram possíveis pessoalmente, em um tom até mais formal e burocrático, agora, com a presença do político e do cidadão no ambiente virtual, ambos podem expressar suas ideias de maneira coletiva e dinâmica. Os eleitores também podem, ainda, conhecer aspectos pessoais das autoridades e mudar a percepção que se tem delas, já que, em alguns casos, os vereadores também expõem sua vida pessoal na rede social.
“É uma ótima ferramenta para mediar o contato entre o vereador e a população”, avalia o presidente da Câmara, Vitor Hugo Riccomini. “No dia a dia, às vezes, não é possível falar com todos. Pela internet você se comunica com muitas pessoas ao mesmo tempo e pode responder questionamentos, receber sugestões e apresentar ideias”, diz.
Com a interatividade, marca das redes sociais, os vereadores podem ampliar o debate sobre assuntos de interesse público, entendendo o que esperam os cidadãos e, desse modo, definindo como podem agir. Na segunda-feira, 15, após a lei das sacolas plásticas ser debatida na Câmara, Rodrigo Abdala Proença (PPS) postou em sua conta no Facebook, às 21h, a seguinte pergunta: “O que vocês acham sobre o fim da utilização das sacolas e embalagens plásticas convencionais pelos estabelecimentos comerciais?”. Pouco mais de 24 horas depois, o vereador já havia recebido 82 respostas (“comentários”, na linguagem da rede social) a sua questão.
Mais do que promover debates, os vereadores têm no Facebook uma espécie de “gabinete virtual”. É quando os “amigos” dão espaço ao papel de eleitores e passam a cobrar melhorias, fazer críticas e dar sugestões. Uma seguidora da vereadora Gilceane Orosco Malto (DEM), por exemplo, utilizou a rede social para pedir melhorias urgentes na sinalização de trânsito. Outra usuária agradeceu Valdir Antonio Vitorino (PDT) por sua colaboração para a pavimentação de trecho da rua Coronel Delfino, no centro. E essa ideia de “gabinete” dentro do ambiente virtual é reforçada por Proença. Segundo explicação dele a uma internauta que lhe fez cobranças relacionadas ao Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), o Facebook “serve para estreitar os relacionamentos, cobranças, críticas e sugestões”.
“Pelo Facebook recebemos muitas reivindicações de moradores que nos ajudam a trabalhar. É mais um caminho que o Legislativo tem para entrar em contato com a população”, ressalta Vitorino, que acrescenta: “Ficou mais fácil se comunicar”.
Além de Vitorino, Proença, Riccomini e Gilceane, os outros vereadores que estão no Facebook são: Arnaldo Annicchino Nacarato (PMDB), Jorge José Elias (PMDB), Mateus Scarso (PMDB) e Nelson de Souza Soares (PR).

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?