CapivariDestaques

Vitão fala de mudanças e de uma Capivari com orgulho para se viver

Capivari, a Terra de Poetas e de Tarsila do Amaral, está às vésperas de completar 189 anos de Emancipação Política Administrativa, data que se comemora neste sábado, dia 10 de julho.

Apesar dos dias, ainda difíceis por conta da Covid-19, o prefeito de Capivari, Vitor Riccomini, concedeu entrevista exclusiva ao jornal O Semanário, onde fala sobre as suas principais conquistas nestes seis primeiros meses de governo, e sobre a preparação para a retomada da normalidade, com a esperança do fim da pandemia.

Estes e outros assuntos, como a abertura de leitos de UTI na Santa Casa e as expectativas de investimentos para o avanço da economia no município, estão no bate papo com Vitão, que comemora o primeiro aniversário de Capivari, à frente do Executivo.

vitão-e-bruno-eleitos
Vitão e Bruno Barnabé, eleitos prefeito e vice de Capivari (Foto: Divulgação)

O Semanário – Como você avalia a administração Vitão e Bruno nestes seis primeiros meses de Governo?

Vitão – Estamos muito felizes com a equipe técnica que conseguimos montar e com o trabalho que vem sendo realizado desde o dia 04 de janeiro. Bruno e eu escolhemos pessoas competentes para todas as áreas e a população já está percebendo a mudança. Claro que ainda há muito para fazer, mas todas as Secretarias já é possível notar trabalho. Queremos deixar Capivari uma cidade cada dia melhor, mais acolhedora, com emprego, saúde de qualidade, segura e que a população tenha orgulho de morar.

O Semanário – Apesar dos desafios perante o atual cenário da pandemia da Covid-19, o que você destacaria como principais conquistas do seu governo?

Vitão – Apesar do pouco tempo, tivemos várias conquistas. A ampliação de duas indústrias e a vinda de uma nova, a conquista do Poupatempo, a compra das novas viaturas para Guarda Civil, a conquista do Casarão do Lembo, colocar as contas do município em dia e o pedido para abertura da UTI da Santa Casa são algumas delas.

O Semanário – Recentemente, foi anunciada a tentativa de reabertura da UTI na Santa Casa para tratamento da Covid. Quais foram os avanços e o que ainda falta para que comecem a funcionar esses leitos?

Vitão – Estamos providenciando os documentos e conversando com a Diretoria Regional de Saúde do Estado em Piracicaba. Da nossa parte está tudo certo, inclusive com a equipe e com o orçamento que será investido para manter a UTI. Agora, dependendo da validação do Estado e do autorizo para que a Unidade de Terapia Intensiva passe a funcionar. Nós estamos confiantes de que dará tudo certo e que o mais breve possível possamos fazer esse anúncio para toda a população.

O Semanário – Qual a expectativa de retomada à normalidade? Como Capivari se prepara para enfrentar os desafios pós-pandemia?

Vitão – A retomada será repleta de desafios, mas Bruno e eu estamos nos preparando para cada um deles. Temos que pensar na economia que precisa ser retomada, a educação que voltará a ser presencial, a saúde que está com cirurgias eletivas suspensas, além de toda a realidade do dia a dia que a cidade vive. Como temos experiência na vida pública, uma equipe competente e dedicada, acredito que vamos ter condições de fazer essa transição para a normalidade de maneira adequada, com menos impacto e com muito preparo. Não será fácil, mas nós vamos conseguir.

O Semanário – Em sua avaliação como gestor do município, o que Capivari precisa para atrair investimentos públicos e privados na busca pelo desenvolvimento?

Vitão – Nós precisamos de duplicação das rodovias que dão acesso à nossa cidade, principalmente. Mas também de uma economia nacional recuperada. O que está ao nosso alcance já estamos fazendo: buscando formação para os trabalhadores, investindo em segurança, oferecendo total apoio para quem quer investir em nossa Capivari.

O Semanário – Diversas cobranças antigas da população têm sido atendidas com certa celeridade nos últimos meses. Esse ritmo vai continuar até o fim do ano?

Vitão – Com certeza vai continuar. Bruno e eu temos metas a cumprir com a nossa equipe e vamos continuar resolvendo os problemas de Capivari e trazendo as soluções que a população espera. Nossa forma de governar é pautada na resolução definitiva, nos mais variados problemas. Quero deixar claro para toda a população que ainda faremos muitas coisas até o final do ano. Sabemos das dificuldades, das principais queixas e dos transtornos que a população enfrenta e estamos junto com o povo. Temos uma gestão transparente, que conversa, atende e explica para o cidadão. Esse é um dos diferenciais da nossa administração.

O Semanário – Como o governo Vitão e Bruno enxerga Capivari hoje, e dentro do projeto dessa administração, como deverá estar nos próximos anos?

Vitão – Hoje nós temos muitos problemas, o maior deles é a pandemia. Como há planejamento, compromisso com a cidade, amor por Capivari e muita dedicação minha, do Bruno e da nossa equipe, Capivari será uma cidade com muitos investimentos, obras e com certeza, um lugar cada dia melhor para se viver. Não mediremos esforços para isso, podemos garantir. Ao final do mandato quero ter o prazer de olhar para a história que construímos e ter a garantia de que fizemos o melhor, que vamos deixar uma Capivari muito melhor para todos.

O Semanário – Qual seria o presente de aniversário que você daria à Capivari na comemoração destes 189 anos de Emancipação Político-Administrativa?

Vitão – Hoje o melhor presente que eu daria seria o fim da pandemia. Que as pessoas pudessem voltar a circular sem medo, viajar, trabalhar, abraçar os amigos e fazer tudo aquilo que fazíamos antes. Infelizmente isso está fora do nosso alcance. Porém, estamos empenhados em vacinar a população, fiscalizando aglomerações e tomando medidas para que o impacto seja o menor possível em nossa cidade. No começo do mês tivemos a felicidade de anunciar que 50% da população adulta recebeu a primeira dose da vacina. Enquanto a pandemia não acaba, seguimos trabalhando para cuidar da cidade, principalmente da saúde.

O Semanário – Deixe sua mensagem para o povo capivariano?

Vitão – Quero parabenizar a minha cidade. Afirmar para a população que estamos trabalhando muito, empenhados em cuidar de Capivari e, principalmente, das pessoas. Nossa missão é dura, mas não vamos desistir. Peço, ainda, que todos continuem se cuidando, mantendo o distanciamento social, o uso de máscaras e que não se aglomerem. Respeitem as determinações sanitárias. Falta pouco para sairmos dessa crise, mas é preciso que continuemos fazendo a nossa parte.

Agradeço ao jornal O Semanário pela oportunidade e cumprimento meu vice, o Bruno Barnabé, os secretários e os servidores públicos do município e Câmara de Vereadores que tem aprovado os projetos para que possamos continuar avançando. Sem todas essas pessoas não seria possível fazer nada.

Parabéns, Capivari!

Ivanete Cardoso

Jornalista - MTB 57.303

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?