Capivari

Vitória Bressiani, Benedito Lourenço de Souza e Joaquim Xavier Teixeira receberão Títulos da Câmara Municipal de Capivari

Na semana passada, durante a 18ª sessão ordinária, foram aprovados por unanimidade os projetos de decretos que definem os homenageados da Sessão Solene da Câmara Municipal de Capivari em 2023.

São eles: Vitória Albieiro Bressiani, que receberá o Título de Cidadã Exemplar por indicação do vereador Ruan Henrique Pellegrini (Republicanos); Benedito Lourenço de Souza, que receberá o Título de Cidadão Benemérito por indicação do vereador Marquinho Mineiro (Podemos); e Joaquim Xavier de Souza Teixeira, que receberá o título de Cidadão Capivariano, por indicação do vereador Sandro Modas (PSDB).

A Sessão Solene, que faz parte do calendário de festividades do aniversário de Capivari, ocorrerá em 07 de julho (sexta-feira), a partir das 19h30, com plenário aberto ao público e transmissão ao vivo pelo canal da Câmara Municipal no Youtube e pelo Facebook.

Um pouco mais sobre os homenageados

Vitória Albieiro Bressiani

Nasceu em 16 de julho de 1935 em Capivari. É filha de Pedro Albieiro e Amábile Canesin Albieiro e viúva de Armando Bressiani, com quem teve quatro filhos: Sônia Maria, Wilson Roberto, Maria do Carmo e Armando.

Começou ainda jovem no trabalho na lavoura junto com seus seis irmãos na propriedade do seu pai. Depois de casada, na propriedade do seu companheiro, permaneceu nesta atividade até quando, por problemas de saúde de Armando, e com a ajuda do seu sogro Atílio, o casal mudou para o ramo do comércio.

E assim começou o Supermercado Bresciani, através de um armazém pequeno que foi crescendo com muito trabalho e dedicação. No começo, inclusive, Vitória fazia canudos de coco para vender e completar a renda da casa.

Vitória Albiero Bressiani. Foto: Divulgação/Câmara de Capivari

Atualmente, o Supermercado Bresciani possui duas lojas, uma no bairro Estação e uma no bairro Rossi.
A solidariedade sempre fez parte da sua vida.

Durante um tempo, vendeu os papelões que sobravam no supermercado para ajudar os doentes na compra de medicamentos e mantimentos.

Há tempos, colabora com entidades filantrópicas do município com doações de alimentos.

É uma mulher de muita fé e, por anos, participou efetivamente da Paróquia de Nossa Senhora de Fátima, inclusive ajudando como voluntária nas tradicionais festas.

Ao ser questionada a respeito de sua trajetória de vida, ela é enfática ao dizer que “tudo valeu a pena”.
Armando Bressiani, com quem foi casada por 51 anos, foi vereador de Capivari por três mandatos – de 1973 a 1977, de 1977 a 1983 e de 1983 a 1988.

Benedito Lourenço de Souza

Nasceu em Capivari no dia 12 de novembro de 1953. É filho de Maria Cecília Carvalho e Manuel Lourenço de Souza, casado com Edilaine do Carmo Borba de Souza e pai de Evandro, Ricardo, Nanci, Gamaliel, Esli, Daniel, Saulo, Jadi, Renan e Ramon.

Ingressou na Guarda Civil Municipal de Capivari em 1976, onde permaneceu até 1981. Retornou em 1984 e ficou até a sua aposentadoria, que ocorreu em 2021, no cargo de subinspetor.

Enquanto comandante da Guarda Civil Municipal, se destacou por sua disciplina, dedicação e pelas ocorrências de destaque efetuadas sob seu comando. Recebeu inúmeros elogios formais de delegados de polícia pelo excelente trabalho prestado e pelo tirocínio em solucionar crimes, principalmente homicídios.

Benedito Lourenço de Souza. Foto: Divulgação/Câmara de Capivari

Foi comandante da Guarda Civil Municipal de Capivari por 12 anos. Como instrutor, ministrou aulas de Ordem Unida. Trabalhou “ad hoc” na Polícia Civil de Capivari (SIG e DDM) por mais de 15 anos.

Participou de centenas de prisões de criminosos em Capivari ao longo dos 42 anos de trabalho como guarda civil. De 2010 (quando começou o registro digital) a 2021, Souza participou de mais de 400 ocorrências.

Foi inspiração para seus filhos: quatro são guardas civis e um é policial militar, além de dois que são bacharéis em Direito e um que está cursando medicina.

É cristão evangélico membro da Congregação Cristã do Brasil.

Joaquim Xavier de Souza Teixeira

Joaquim Xavier de Souza Teixeira nasceu em 21 de abril de 1949, em Boa Esperança do Sul (SP). É filho de Joaquim de Souza Teixeira e Ana Pereira Simões Teixeira.

Mudou-se para Capivari em 1959, onde, mais tarde (1973), conheceu Maria Glória Armelin Teixeira, sua esposa, com quem teve dois filhos: Denise Aparecida Teixeira e Maurício de Souza Teixeira.
Cursou até a sétima série. Iniciou seu trabalho no campo, na fazenda Pau a Pique. Em 1961, ele e o irmão Manoel montaram uma borracharia ao lado do extinto Posto Texaco, atual Posto Shell. Os dois foram ensinados por Nivaldo Bento.

Joaquim Xavier de Souza Teixeira. Foto: Divulgação/Câmara de Capivari

Em 1972, mudou-se para São Paulo para trabalhar como motorista de ônibus. Voltou para Capivari em 1978, atuando como motorista de transporte de batatas para o Ceasa.

Abriu a sua borracharia em 1987, na avenida Itália, onde trabalha até hoje junto com o filho Maurício. Durante esse tempo, atendeu milhares de pessoas e é um dos borracheiros mais conceituados de Capivari. Quinzinho, como é conhecido, é apaixonado pela profissão.

Ele e a esposa são coordenadores da Mãe Rainha na Igreja Católica, e participam ativamente de diversas campanhas e ações na comunidade.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?