Editorial

Você faz parte da ‘manada’?

A mente humana é algo que precisa ser estudada constantemente. É sabido que a índole de cada indivíduo é formada desde o seu nascimento. O mesmo, podemos dizer de caráter, temperamento, enfim, cada um nasce com uma natureza.

No entanto, com a era digital e das redes sociais, é triste ver que algumas pessoas são influenciadas pela teoria da manada. Em resumo, o comportamento de manada se refere a uma ação coletiva, ainda que pouco racional. É como uma atitude que as pessoas adotam ao se espelharem nas outras, sem questionar a razão daquilo.

Dito isso, o ser humano, sem generalizar, parece que pouco aprendeu com a pandemia vivida nos últimos dois anos. Onde está a empatia, a solidariedade, o entendimento? Muitos parecem ter ficado mais afiados na habilidade de julgar, de criticar, sem mesmo entender do que está falando.

O pior de tudo isso é ver outros tantos, que dissipam e concordam com aquilo que está sendo exposto de maneira errada, sem fazer qualquer juízo ou análise de consciência.

Enfim, quem somos nós para julgar o que é certo ou errado?

Certo mesmo é que hoje em dia, existem muito mais pessoas com o ‘dom’ de criticar tudo e a todos, sem conhecimento de causa, do que pessoas dispostas a construir, ajudar, auxiliar.

Alguns, erram tentando fazer o certo, enquanto outros tentam ganhar fama fazendo o errado.

Mais do que nunca, são tempos de reflexão, união e ação. Não podemos mais confiar e ser influenciados por informações, sem antes checar e ver ou ouvir o outro lado. E, aí sim, tirar nossas próprias conclusões. Pense nisso!

Um ótimo e abençoado fim de semana.

Túlio Darros

Jornalista (MTB: 63932/SP), diretor proprietário do Jornal O Semanário Regional, e publicitário, sócio proprietário da Syna Publicidade

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?