Região

X Encontro Mundial das Famílias na Diocese de Piracicaba

A Diocese de Piracicaba tem realizado nesta semana, entre quarta-feira (22) e este domingo (26), iniciativas locais por ocasião do X Encontro Mundial das Famílias, que, a pedido do Papa Francisco, neste ano, acontece de forma “inédita e multicêntrica”, com programações em dioceses de todo mundo.

No mesmo período, em Roma, sede principal do evento, tem ocorrido o Festival das Famílias e o Congresso teológico-pastoral. O tema do X Encontro Mundial das Famílias, escolhido pelo próprio Papa, é: “Amor em família: vocação e caminho de santidade”.

Foto: Reprodução internet

Na Diocese de Piracicaba, o bispo Dom Devair Araújo da Fonseca celebrou a missa de abertura, quarta-feira, na Paróquia Nossa Senhora dos Prazeres, em Piracicaba, e celebra neste domingo a missa de encerramento do evento, na Catedral da cidade. A participação diocesana no Encontro Mundial incluiu outras celebrações, recitação do santo terço e live sobre o tema central proposto.

Em mensagem divulgada por Dom Devair, no dia 22 de junho, em razão do encontro deste ano, o bispo diocesano incentivou a Igreja local a, cada vez mais, apresentar a “Misericórdia de Deus” às famílias e recordou a missão da Pastoral Familiar no desenvolvimento deste trabalho.

Eis a mensagem:

“No caso da família, a fragilidade dos vínculos reveste-se de especial gravidade, porque se trata da célula básica da sociedade, o espaço onde se aprende a conviver na diferença e a pertencer aos outros e onde os pais transmitem a fé aos seus filhos” (Evangelii Gaudium 66).

A família é e sempre será a base da sociedade, porque é nela que fazemos as primeiras experiências consistentes de relacionamento humano. Na família, se experimenta o amor materno e paterno e também se desenvolvem as relações fraternas. A família é ainda o primeiro lugar onde se tornam conhecidas a fé, as virtudes e os costumes sociais. Mas, ao longo do tempo, a família vem sofrendo não só mudanças, mas ataques e afrontas contra sua estrutura e estabilidade.

A Igreja pensa a família a partir do projeto de Deus, desde a criação até a sua constituição e finalidade. Frente às mudanças e transformações pelas quais passam as famílias, é preciso reafirmar a doutrina e apresentar cada vez mais a Misericórdia de Deus. A Pastoral Familiar tem a difícil e importante tarefa de encontrar os caminhos e meios para chegar às famílias, com suas alegrias e dores. Algumas famílias estão cansadas, outras feridas, outras desestruturadas, mas todas elas necessitam experimentar o Amor de Deus.

Ao assumir a natureza humana, Jesus, o Filho de Deus, nasceu em uma família e dela recebeu acolhida e proteção. Para a Igreja, a Sagrada Família é motivo de louvor a Deus e exemplo de aceitação do projeto de Deus. As famílias continuam sendo um farol de esperança para o mundo. Que a Sagrada Família interceda pelas nossas famílias, para que perseverem no caminho de santidade, buscando, em tudo, a vontade de Deus.

IGREJA EM NOTÍCIAS

NACIONAL I – A Pastoral Familiar da Diocese de Piracicaba realizou também neste mês de junho, entre os dias 3 e 21 de junho, uma série de encontros preparatórios para a Semana Nacional da Família 2022, que será em agosto. As formações tiveram como objetivo motivar as pastorais e movimentos paroquiais para o planejamento e a realização da Semana Nacional nas paróquias, além de promover união e integração entre as famílias e comunidade.

NACIONAL II – Os encontros preparatórios aconteceram em todas as regiões pastorais da Diocese de Piracicaba. As formações tiveram como assessor o padre Adalton Roberto Demarchi, que é o coordenador da Equipe Diocesana para Defesa da Vida e da Família e pároco da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, na cidade de Santa Bárbara d’Oeste.

NACIONAL III – O subsídio “Hora da Família”, que também tem como tema “Amor familiar, vocação e caminho de santidade”, foi utilizado como base para as formações. De acordo com o diácono Wagner Perez, coordenador da Pastoral Familiar na Diocese ao lado da esposa Maria de Fátima Camargo Perez, os encontros preparatórios para a Semana Nacional da Família deste ano ocorreram por iniciativa e sugestão de Dom Devair Araújo da Fonseca, bispo diocesano.

DOE SANGUE – A Diocese de Piracicaba iniciou um movimento de incentivo à doação de sangue, como gesto concreto de solidariedade dos fiéis a todas as vítimas de violência que estão hospitalizadas. “Deus é a fonte de toda vida e nós, unidos em Cristo, por amor ao próximo, podemos ser instrumentos do Alto para gerar, promover e salvar vidas”, disse Dom Devair.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?