NotíciasRegião

1,3 milhão de alunos das escolas estaduais fazem prova do Saresp

10/11/2014

1,3 milhão de alunos das escolas estaduais fazem prova do Saresp

Avaliação será aplicada nos dias 11 e 12 de novembro; além da rede, 401 escolas particulares do Sesi e do Centro Paula Souza também participarão

ESTADUAL – Nos dias 11 e 12 de novembro, mais de 1,3 milhão de alunos do 2º, 3º, 5º, 7º e 9º anos do ensino fundamental e da 3ª série do ensino médio da rede estadual farão a prova do Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (Saresp). O exame, que é aplicado desde 1996, tem a finalidade de produzir um diagnóstico da escolaridade básica paulista.

Neste ano, mais de 800 mil alunos das redes particulares Serviço Social da Indústria (Sesi) e Centro Paula Souza em todo o estado também participam da prova, totalizando 2,1 milhões de inscritos. De acordo com a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, serão avaliados conhecimentos em Língua Portuguesa, Matemática, Ciências da Natureza (Ciências, Biologia, Física e Química) e redação.

Além de orientar as ações da Secretaria, os resultados integrarão o cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação do Estado de São Paulo (Idesp). As notas serão divulgadas no primeiro semestre de 2015.

Desde o ano passado, o Saresp foi ampliado também para os alunos do 2º ano do ensino fundamental. A adesão desse grupo, segundo a pasta, foi possível graças à nova meta de alfabetização aos sete anos – um ano a menos do que o estipulado pelo país, que define a idade certa aos oito anos. Hoje, em São Paulo, 95% das crianças até sete anos já sabem ler e escrever.

Adesão das redes particulares e municípios

O Saresp é aberto também à participação das redes municipais e escolas particulares por meio de adesão. Com a parceria, as provas aplicadas nas unidades administradas pelos municípios também são custeadas pelo Governo do Estado. Nesta edição, todas as 645 cidades paulistas terão representantes. Serão 3.419 escolas da rede municipal, 39 particulares, 112 do Sesi e 190 do Centro Paula Souza. Em relação a 2013, houve aumento de 7,2%.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?