Região

Municípios da região participam do Encontro Regional do Programa Primeiro a Infância

Gestores da Educação que participaram do encontro, realizado em Piracicaba (Foto: Divulgação/Prefeitura de Rafard)

Com o intuito de contribuir com a qualidade da Educação Infantil, o Programa Primeiro a Infância, do Fundo Juntos pela Educação, realizou na terça-feira, 22, mais um encontro regional, desta vez no município de Piracicaba. O tema central abordado foi a Educação Infantil como Prioridade e o evento reuniu representantes de Rafard e de outras cinco cidades da região: Mombuca, Monte Mor, Capivari, Rio das Pedras e Saltinho.

O fundo conta com a Oficina Municipal, uma organização contratada para a implementação do programa, e é composto também pelo Instituto Arcor Brasil e Instituto C&A.

Estes encontros são importantes para a elaboração de um diagnóstico adequado, para a construção participativa de um PPP (Projeto Político Pedagógico) nas unidades de Educação Infantil. Na primeira etapa, as equipes gestoras de Educação Infantil, nos seis municípios, se dedicaram à formulação do Marco Referencial e Documento Norteador. São os documentos que vão orientar as unidades de Educação Infantil na construção do Projeto Político Pedagógico.

A partir de junho, os municípios vão trabalhar nas duas próximas etapas: a elaboração de um diagnóstico e a mobilização das comunidades escolares para a participação na revisão ou construção dos PPP das unidades de Educação Infantil.

No encontro desta semana, a coordenadora técnica do Programa Primeiro a Infância, Oneide Ferraz Alves, da Oficina Municipal, destacou o papel essencial que tem um diagnóstico aprofundado e detalhado sobre cada unidade de Educação Infantil, para a revisão ou construção do seu PPP. “O diagnóstico deve mostrar a realidade da escola, suas dificuldades e necessidades, mas também os seus potenciais, os recursos existentes que podem ser valorizados e utilizados. Em síntese, o diagnóstico deve apontar os pontos frágeis e os fortes da escola”, observou.

Organizadas em grupos e depois de forma coletiva, as equipes gestoras em Educação Infantil nos seis municípios participantes discutiram os pontos centrais que devem aparecer no diagnóstico, considerando as dimensões financeira, pedagógica e sócio-cultural.

A discussão coordenada por Gustavo Adolfo Santos, vice-diretor da Oficina Municipal, indicou então algumas questões que o diagnóstico de cada escola deve contemplar, como: qual a origem dos recursos financeiros, como são aplicados e como são controlados; qual a concepção de criança que a escola tem, como o espaço físico está adequado ou não às crianças, quais práticas pedagógicas são utilizadas, como estão organizados o mobiliário e os brinquedos; como é a participação das famílias na vida da escola, qual a origem e condição socioeconômica das famílias e seus filhos, quais as peculiaridades culturais da comunidade onde a escola está inserida. Em seguida as equipes de Educação Infantil nos seis municípios debateram formas de mobilizar e motivar as comunidades a participarem da construção participativa do Projeto Político Pedagógico de suas escolas.

“Com o Programa Primeiro a Infância (Arcor), estamos enriquecendo mais nosso Projeto Político Pedagógico (PPP), pois nesta reunião entendemos os principais elementos e funções do diagnóstico como parte do PPP e avaliar algumas dimensões da participação social no contexto da vida escolar”, explica a Supervisora de Ensino Márcia Valesin.

Estiveram representando Rafard no encontro, a Diretora de Educação Daniela Cordeiro, a Diretora Adjunta Vânia Colombo, a Supervisora de Ensino Márcia Valesin, as diretoras das escolas municipais Daniela Mano, Renata Lourenson Assalin, Cristiane Pelegrini Rossi.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?