Marcel Capretz

A consistência do Palmeiras

Um campeonato de pontos corridos tem aspectos bem diferentes daqueles que são mata-mata. Estamos falando de alto nível, alta performance, dessa forma, por mais que a bola continue redonda, são onze jogadores contra onze, o gol e o campo não mudem de tamanho e etc, há particularidades importantes para cada tipo de disputa.

O perfil de elenco e a parte mental do foco e da mobilização para cada duelo devem ser ajustados se são necessárias trinta e oito rodadas ou apenas cinco duelos de ida e volta para ser campeão.

Por isso é difícil triunfar nos dois formatos na mesma temporada, como o Atlético-MG no ano passado com o Brasileiro e a Copa do Brasil e o Flamengo de 2019 também com o Brasileiro e a Libertadores.

E se o Palmeiras de Abel Ferreira já fez história ganhando duas Libertadores seguidas, o título do Brasileirão de 2022 está muito próximo. Fruto da maturidade, solidez e constância da equipe, que cada vez mais sobe de nível.

Os últimos três jogos simbolizam isso muito bem: três confrontos contra equipes que se alternaram na vice-liderança, Corinthians, Flamengo e Fluminense.

Nove pontos disputados e o Verdão conquistou cinco, mantendo uma boa vantagem na ponta, na reta final do campeonato.

Não só os resultados, mas a manutenção dos padrões coletivos, sobretudo a consistência defensiva e a letalidade no ataque, evidenciam que esse Palmeiras está moldado para ser campeão dos pontos corridos.

E olha que nem dei destaque para a fortaleza mental dos jogadores de Abel Ferreira nesses confrontos, mas ela também existiu…

E a cereja do bolo de todo esse trabalho palmeirense pode vir ainda com a terceira Libertadores seguida.

Um torneio que esse grupo já sabe jogar e ganhar. Melhorando, aprendendo, evoluindo e criando novas competências não há teto para as conquistas.

Invista na melhora do recipiente que nele caberá cada vez mais coisas!

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?