Região

A importante agenda da diversidade de gênero no CIESP de Indaiatuba

A Diretoria Regional do CIESP em Indaiatuba, que comemora 34 anos neste dia 11 de abril, está em linha com uma das agendas mais relevantes, no Brasil e no mundo, para o avanço das empresas e de seu impacto positivo na sociedade.

Trata-se da pauta da diversidade, que ganha destaque local com a iniciativa Mulheres que Inspiram, premiação anual para pessoas que se destacaram no período

O prêmio, entregue em 8 de março último, foi criado pelo CIESP Regional em parceria com seu grupo de trabalho Gestão de Pessoas.

A seleção é feita após indicação popular. As categorias são as seguintes: Empresária (sócia-proprietária de empresa atuando na gestão e com impacto na comunidade); Tutora/Mãe (mulher mãe, mãe solo, tutora, mãe adotiva, mãe de neuro-atípico e acolhimento); Área da Saúde (profissional área da saúde, enfermeira, auxiliar e médica; Ações Especiais (em áreas de predominância tradicionalmente masculina, como motorista caminhão); e Projetos Sociais/Educação (apoio a eventos na área social, preferencialmente na educação).

Foto: Reprodução internet

Para que dimensionemos a relevância dessa iniciativa do CIESP Indaiatuba, é pertinente salientar os resultados do estudo When women lead, firms win (S&P Global/2019): empresas com CEO mulheres e gerentes financeiras obtiveram desempenho superior à média do mercado.

Nos 24 meses após a nomeação, as CEOs aumentaram em 20% o preço das ações e as gerentes financeiras, 6% na rentabilidade e 8% em retorno de ações. Além disso, essas empresas têm o dobro de mulheres no conselho, em comparação com a média (23% versus 11%).

A participação feminina, em todos os níveis hierárquicos e funções, agrega muito valor e, de fato, melhora o desempenho das empresas. Isso é muito significativo para as indústrias sob jurisdição do CIESP Indaiatuba, que abrange outros 11 municípios: Boituva, Capivari, Cerquilho, Elias Fausto, Itu, Jumirim, Mombuca, Monte-Mor, Rafard, Salto e Tietê. Para a população da região, de aproximadamente 868 mil habitantes, também é importante o avanço da diversidade.

A indústria de transformação, com a iniciativa Mulheres que Inspiram, está contribuindo para isso, assim como para a inclusão socioeconômica.

Afinal, são 2.969 empresas, com destaque para fabricação de produtos de metal e equipamentos, confecção de artigos de vestuário e acessórios. O setor é o que mais emprega na região, representando cerca de 37% do total de postos formais de trabalho.

De acordo com o CAGED (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados/IBGE – janeiro de 2023), mantém 101.223 empregos.

Uma indústria forte, competitiva e que contribua cada vez mais para o desenvolvimento do Brasil, conforme política pública que estamos defendendo perante o governo, também deve promover a diversidade, a equidade e a inclusão. São valores aderentes à agenda da governança ambiental, social e corporativa (ESG), cujos preceitos tornam-se determinantes para o êxito e a longevidade dos negócios.

*Rafael Cervone é o presidente do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (CIESP).

** Sérgio Roberto Wolf é o diretor-titular da Diretoria Regional do CIESP Indaiatuba.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?