Rafard

Acessos de internet fibra crescem 388% em Rafard 

A fibra, que antes representava apenas 2% das conexões em Rafard em 2019, agora tem 10% do mercado

O número de acessos de internet fibra óptica em Rafard explodiu consideravelmente dentro de apenas um ano. É o que diz um levantamento feito com base no dados divulgados pela Agência Nacional de Telecomunicações, a Anatel, que aponta um crescimento de 388% de julho de 2019 para julho de 2020. A fibra, que antes representava apenas 2% das conexões em Rafard em 2019, agora tem 10% do mercado.

De acordo com especialistas da área de telecomunicações, esse “boom” da internet fibra pode ter sido potencializado com a pandemia de coronavírus. Não que o crescimento já estivesse acontecendo nos anos anteriores, mas o isolamento social – que forçou que muitas pessoas ficassem um tempo maior que o normal dentro de casa – fez com que o uso da internet também aumentasse. Com isso, a troca de planos de internet por velocidades e tecnologias melhores aconteceu naturalmente.

A internet fibra óptica é considerada atualmente como uma das melhores maneiras de se conectar às redes, isso porque a fibra óptica faz o transporte de dados por meio de pulsos de luz. Com toda essa velocidade para transmitir dados, ela acaba sendo uma das melhores opções para assistir streamings com alta qualidade de som e imagem, jogar online e navegar por redes sociais simultaneamente – tudo o que aumentou durante a quarentena.

Pesquisas revelam que o avanço da fibra óptica no Brasil tem sido impulsionado principalmente pelas operadoras locais e regionais, que tem a vantagem de levar internet onde as grandes não chegam. Com a popularização da internet fibra, as pessoas começaram a investir mais em planos de velocidades maiores do que 35 Mega, o que já é uma realidade em cerca de 30% dos lares.

Um exemplo de operadora local que, assim como a internet fibra, tem crescido muito nos últimos anos e que está presente em Rafard é a Desktop Internet. A operadora está disponível para 17 cidades da região de Campinas e Piracicaba com planos de internet fibra óptica de até 500 Mega de velocidade. A Desktop Internet, que assim com outros provedores de pequeno porte, começou com planos de internet via rádio e é hoje a quinta maior operadora de internet do Estado de São Paulo.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?