NotíciasRafard

Agricultores da região participam de palestra sobre linhas de crédito rural

30/10/2015

Agricultores da região participam de palestra sobre linhas de crédito rural

Evento aconteceu na última terça-feira, 27, no Sítio São José; palestra foi promovida pelo Conselho de Desenvolvimento Rural
Palestra foi realizada na última terça-feira (Foto: Divulgação/Prefeitura de Rafard)
Palestra foi realizada na última terça-feira (Foto: Divulgação/Prefeitura de Rafard)

RAFARD – O Conselho de Desenvolvimento Rural, em parceria com a Casa da Agricultura de Rafard e com o Banco do Brasil, promoveu na última terça-feira, 27, uma palestra sobre linhas de crédito rural por meio do projeto “Integra SP”, no Sítio São José, da Família Fávaro, no bairro Limoeiro. O evento teve apoio do Frigorífico Frigodeliss e contou com a participação de dezenas de agricultores da cidade e da região.

O prefeito César Moreira (PMDB) e o presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural, Márcio Jacob Hessel, também marcaram presença. A palestra foi ministrada pelo engenheiro agrônomo do Escritório de Desenvolvimento Rural (EDR) de Piracicaba Denis Herisson da Silva e por agentes de crédito do Banco do Brasil. Além disso, o veterinário José Renato Fischer e o gerente de produção do Frigodeliss, Rogério Bresciane, falaram um pouco sobre a carne suína.

Na ocasião, também foi abordado o projeto “Integra SP – Lavoura – Pecuária – Floresta (ILPF)”, que visa recuperar, nos próximos anos, 300 mil hectares de áreas de pastagens degradadas pelo excesso de pastoreio e erosão. Os recursos do projeto são obtidos por meio do Fundo de Expansão do Agronegócio Paulista (Feap), que disponibilizará duas linhas de crédito especiais.

A primeira é a linha de Subvenção para Recuperação de Áreas Degradadas por Grandes Erosões (RADGE), com teto de R$ 10 mil por produtor e que pode ser utilizada em ações de correção de solo e controle de voçorocas; e a linha Projeto Integra SP – Lavoura – Pecuária – Floresta, que financiará desde o processo de adubação e cobertura de solo até a implantação de sistemas integrados de produção. O limite é de R$ 100 mil, com juros de 3% ao ano e prazo de oito anos para pagamento, podendo ser estendido até 12 anos quando o projeto incluir cultivo de floresta.

De acordo com o prefeito de Rafard, César Moreira, as linhas de crédito rurais têm desempenhado um papel importante no desenvolvimento do agronegócio nacional. Seu desempenho é marcado principalmente nos setores que mais crescem no país. Neste cenário, o interior tem um aumento maior que as capitais, especialmente por conta do crescimento mais acelerado do agronegócio.

Ciente desse quadro, a Prefeitura de Rafard, por meio do Departamento de Agricultura e Pecuária, visa promover, orientar e capacitar seus agropecuaristas, incentivando a participação em eventos como esse. Depois da palestra foram entregues ainda os certificados de conclusão do curso de processamento artesanal de leite e tomate orgânico, realizados em abril e agosto, respectivamente.

Márcio Jacob Hessel, que também é chefe do Departamento de Agricultura e Pecuária, falou um pouco sobre o conteúdo ministrado na capacitação. “Os agentes explicaram, por meio de uma linguagem simples e objetiva, todas as questões quanto às diversas linhas de crédito. A palestra foi muito proveitosa e agregou muito para Rafard e região, uma vez que citou desde a agricultura familiar até o grande produtor.”

“Devido a essa grande importância da agricultura, nós estamos trabalhando para melhorarmos as condições de trabalho dos profissionais da área”, explica César Moreira. “Já investimos em programas de revitalização de estradas rurais, estufas, palestras, cursos e ainda temos muitos projetos para esse e para o próximo ano. Com o incentivo devido, tenho certeza que faremos Rafard crescer cada vez mais.”

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?