J.R. Guedes de Oliveira

Alexandre da S. Mariano (Amaral)

Alexandre da Silva Mariano (Amaral) – futebolista. Nasceu em Capivari, SP, no dia 28 de fevereiro de 1973. Filho de João Bento Mariano e Rosária Aparecida Leite da Silva.

Antes de iniciar nas categorias de base do Palmeiras, trabalhou em uma funerária em sua cidade natal (preparava os defuntos e cuidava da jardinagem do cemitério São João Batista de Capivari).

Lembramos, aqui, que o cantor e compositor britânico Rod Stewart também iniciou a sua vida profissional como funcionário de funerária (era coveiro).

Nos anos 90 casou-se com Juliana Takemura. Possui dois filhos. Jogou pela Seleção Brasileira entre 1995 e 1996, incluindo a participação nos Jogos Olímpicos de 1996. Destaque do time palmeirense, em 1996 foi negociado com o futebol Europeu. Logo de cara, defendeu um grande clube do futebol mundial, Sport Lisboa e Benfica, então jogou também no Parma, campeão da Copa da UEFA, jogando ao lado de craques como Gianluigi Buffon, Lilian Thuram, Hernán Crespo e Tomas Brolin.

Encontrou muita dificuldade para se adaptar, e assim foi transferido para o Vasco da Gama. Também não deu sorte no futebol português, e então foi devolvido por empréstimo ao Palmeiras, no ano de 1997. Devido às boas partidas pelo Verdão, o Benfica resolveu dar-lhe outra chance de mostrar seu futebol no cenário internacional.

Porém, disputou apenas cinco partidas pela Liga Portuguesa, e acabou voltando para o futebol brasileiro.

Alexandre da S. Mariano (Amaral)
Alexandre da S. Mariano (Amaral)

Assinou com o Corinthians, maior rival do Palmeiras, o que gerou muita polêmica na época. Foi Campeão Brasileiro em 1998, e ainda levantou a taça do Campeonato Paulista em 1999, antes de ser comprado pelo Vasco da Gama. Esse time empilhou diversas taças como o Campeonato Brasileiro de 2000 e a Copa Mercosul de 2000.

Depois do sucesso vascaíno, foi vendido ao Fiorentina. No mesmo ano, assinou com o Beşiktaş, onde foi Campeão Turco. No fim de seu contrato, em 2003, assinou com o Grêmio um contrato de seis meses para a disputa da Copa Libertadores da América, no ano do centenário do clube. Com a eliminação precoce do time gaúcho, Amaral cumpriu seu contrato e não renovou. Em 2004, assinou com o Al-Ittihad, da Arábia Saudita, porém não disputou sequer uma partida.

No ano seguinte, foi anunciado pelo Atlético Mineiro, mas não se firmou como titular devido a seguidas lesões. Em 2006, voltou para a Europa, defendendo o Pogoń Szczecin, da Polônia. Ainda passou pelo Santa Cruz, antes de ajudar o Grêmio Barueri a subir para a Série A.

Em 2009, aos 36 anos, partiu para a Austrália, jogou a A-League pelo Perth Glory Football Club. Nesse ano esteve nos desconhecidos Manado United e Persebaya Surabaya, ambos da Indonésia. Após dois anos parado, retornou ao futebol para jogar no Capivariano. E depois disso encerrou sua carreira com jogador de futebol.

Ele fez sua estreia pela seleção nacional em 27 de setembro de 1995, em uma vitória por 2–1 contra a Romênia.

Em janeiro de 1996, participou da Copa Ouro da CONCACAF de 1996, conquistada pelo México contra o Brasil, e seis meses depois disputou as Olimpíadas de Verão, terminando com a medalha de bronze. Sua última partida foi em 31 de agosto de 1996, em um amistoso contra a Holanda.

Fontes: Grandes Craques do Futebol no Brasil, Internet e O Organizador

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?