Na manhã desta sexta-feira, 17 de maio, o diretor e proprietário do jornal O Semanário, Túlio Darros, ministrou duas palestras para alunos do quarto ano das escolas municipais de Rafard. A primeira palestra ocorreu às 8h para os alunos da Escola Aurélio Sotto, a convite da professora Lígia Braggion. Mais tarde, às 10h, foi a vez das crianças da escola Luis Grellet ouvirem o jornalista, a convite da professora Renata Simionatto.
O convite para as palestras surgiu a partir do tema “Jornal”, que está sendo trabalhado com os alunos. Túlio Darros compartilhou um pouco de sua história pessoal e do jornal O Semanário, explicando a estrutura necessária para a produção de um jornal, os profissionais envolvidos, o processo de impressão e distribuição, além de discutir a questão das fake news. No final de cada palestra, ele abriu espaço para perguntas e dúvidas dos alunos.
“Foi um presente receber esse convite, especialmente porque o jornal O Semanário comemorou 33 anos de fundação na última quarta-feira, 15 de maio. Eu atuo há 30 anos no Semanário e é uma honra poder compartilhar essa trajetória com os jovens,” afirmou Túlio Darros.
Para a professora Renata Simionatto, os alunos ficaram satisfeitos e aprenderam muito sobre o funcionamento de um jornal. A professora Marlene Ribeiro ressaltou a importância dessa interação, especialmente em uma era onde é cada vez mais desafiador manter a atenção dos alunos apenas com a leitura.
O diretor Túlio Darros expressou seu prazer em compartilhar conhecimento com os alunos e mencionou que voltar à escola Luis Grellet reativou memórias valiosas, já que ele cursou o ensino fundamental na mesma instituição.
A experiência foi enriquecedora para todos os envolvidos, reforçando a importância do jornalismo e da educação na formação dos jovens.
“As crianças amaram. A partir da semana que vem eles vão, em grupos, produzir matérias, vamos diagramar e imprimir pra eles terem de recordação”, finalizou a professora Ligia Braggion.