Saúde

Após um ano da 1ª cirurgia de Parkinson na Santa Casa de Piracicaba, paciente revela: “tive minha vida de volta”

Neurocirurgião da instituição, José Zeraick Neto e Nilton Lara, um dos maiores especialistas em Parkinson do Brasil, foram os que devolveram a qualidade de vida de Simone, de 38 anos

Há um ano, a Santa Casa de Piracicaba realizava a primeira cirurgia de Parkinson. A paciente, uma mulher de 37 anos, diagnosticada há cinco, já havia perdido quase todos os movimentos, estava com a voz comprometida e as dezenas de medicamentos diários que precisava ingerir não faziam mais efeito.

Foto: Reprodução internet

Hoje, passados 12 meses – a cirurgia foi em 27 de janeiro de 2021 -, a situação é completamente oposta e Simone da Silva Lopes, agora com 38 anos, se revela uma nova pessoa.

Tal mudança foi possível graças à cirurgia realizada pelo neurocirurgião da Santa Casa de Piracicaba, José Zeraick Neto (CRM 168.424), que contou com a presença de um dos maiores especialistas em Parkinson do Brasil, o neurocirurgião e ‘piracicabano’, Nilton Lara (CRM 77.004).

“Hoje posso dizer que completo uma ano de uma nova vida. A mudança foi tanta, que e faço musculação cinco vezes por semana, me curei da depressão causada pela minha situação anterior e posso comer, tomar banho e fazer o que quiser sem a ajuda de ninguém”, disse com a voz firme, como se nunca tivesse sofrido para se comunicar.

Quando recebeu o diagnóstico de há cinco anos e quando percebeu que seu corpo atrofiava a cada dia, Simone disse que achou que a sua vida tivesse perdido o sentido.

Ela, que mora em Charqueada e fazia tratamento em sua cidade, foi encaminhada para avaliação com o neurocirurgião Zeraick, que apresentou a ela a possibilidade de fazer uma cirurgia de alta tecnologia e que poderia mudar sua perspectiva.

O implante de um eletrodo no cérebro, feito pela equipe do neurocirurgião da Santa Casa Piracicaba, fez com que ela recuperasse os movimentos e, com eles, a qualidade de vida.

“Se tratava de uma paciente jovem com diagnóstico com mais de cinco anos. Para realizar a cirurgia é necessário ter a certeza da doença, o paciente ter menos de 80 anos e que já não apresente melhoras com o uso do medicamento.

Nós retiramos a necessidade desse medicamento e esse é o maior benefício. A gente muda a história da doença, porque o Parkinson é uma doença crônica e dura pelo resto da vida, não para de progredir.

É uma cirurgia muito segura, em que o paciente vai para casa no mesmo dia ou no dia seguinte”, explica Zeraick.

O procedimento consiste em estimular, por meio de um dispositivo, as regiões do cérebro responsáveis pela manifestação dos principais sintomas da doença, como tremor e rigidez.

O método com o eletrodo é considerado pouco invasivo, tendo em vista que o dispositivo é instalado por um pequeno furo, com anestesia local e o paciente consciente.

“Depois de instalado, o eletrodo não precisa mais ser substituído. Somente a bateria, colocada no mesmo local do marcapasso da cirurgia cardíaca, é que precisa ser trocada quando apresentar desgaste.

Infelizmente, não são todos os pacientes com Parkinson que podem se beneficiar muito da cirurgia.

Os que mais se beneficiam são os que têm respostas benéficas com um tipo específico de medicamento”, diz o neurocirurgião.

“Estava no fundo do poço. A cirurgia para mim foi uma luz no fim do túnel. Tomava a medicação várias vezes ao dia, quase não me alimentava mais.

Parei de trabalhar, perdi tudo que gostava de fazer. Hoje, só tenho que agradecer a Deus, ao doutor Zeraick, que me acompanha desde então e à Santa Casa de Piracicaba.

Hoje posso dizer que sou feliz de novo, que tenho uma vida”, enfatiza Simone.

De acordo com Zeraick, apesar de não significar a cura do mal de Parkinson, o implante possibilita que, até que apareçam sintomas de comprometimento cognitivo e comportamental, o paciente tenha uma vida normal, por meio do controle dos sintomas motores.

“No estágio avançado, começam a aparecer complicações cognitivas. Aí não há mais nada a fazer, mas eles podem demorar de 20 a 30 anos para aparecer”, destaca.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?