CapivariDestaques

Avenida Ênio Pires de Camargo é tema de projeto do IFSP Capivari

Foto: Arquivo/Jornal O Semanário

O projeto ‘Cidadania e Intervenção Social: Caminho e Segurança IFSP Capivari’, desenvolvido por estudantes do 2º ano do ensino médio integrado ao Curso Técnico em Informática, será apresentado e discutido na noite desta quinta-feira (7), às 19h30, na Câmara Municipal.

Sob orientação do professor Daniel Aparecido de Souza, os alunos analisaram as condições da avenida Dr. Ênio Pires de Camargo, em face da legislação e do conceito de mobilidade urbana sustentável. A avenida é a única via urbana de ligação do IFSP ao centro de Capivari.

Segundo Souza, o projeto é uma ação educativa diferenciada com vistas ao desenvolvimento da cidadania por meio do debate e intervenção social.

“Cumpre dizer que a metodologia de trabalho pautada no protagonismo juvenil conjuntamente com a temática da mobilidade urbana (latente pela ausência de calçamento e iluminação na avenida), ganhou outros contornos, questionando o problema e revelando as dificuldades de acesso a dados públicos no município”, explica o professor.

Além da apresentação do projeto, o evento desta noite vai debater a temática diretamente com os alunos.

Conteúdos

O projeto também reúne uma série de artigos e entrevistas, disponíveis no blog www.caminhoesegurancapci.blogspot.com.

Um dos artigos, traz a entrevista com Bruna Borges, que perdeu o pai, de 51 anos, em um trágico acidente na avenida Ênio Pires de Camargo.

Em agosto, o prefeito de Capivari, Rodrigo Proença, participou de uma reunião no IFSP e disse que existe uma parceria com a concessionária Rodovias do Tietê para melhorias no local. Mas até o momento, nenhuma melhoria foi realizada.

Durante outro encontro com os alunos, em março deste ano, segundo artigo publicado no blog do projeto, o próprio prefeito disse quase ter atropelado uma mulher que andava às margens da avenida.

Reivindicações

As principais melhorias cobradas pela população são a iluminação da avenida Ênio Pires de Camargo, bem como a construção de acostamento e calçadas.

Depois de diversos acidentes no local, a única ação tomada foi a construção de lombadas e implantação de um radar.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?