ArtigosLeondenis Vendramim

Budismo

É uma religião e filosofia fundamentada nos ensinamentos de Buda, e tem aproximadamente 2.500 anos. Os ensinos budistas receberam bastante influência jainista.

A religião budista surgiu na Índia e é embasada nos ensinamentos de Buda (iluminado, desperto). Nascido em Kapilavastu, ao norte da Índia, hoje Nepal, em 563, seu nome, Siddhartha Gautama, era filho de Sudoana, um líder político muito abastado.

Criou seu filho, órfão de mãe aos sete dias, com todo luxo e conforto. Devido à sua bondade e sabedoria lhe foi dado a alcunha de Buda e “Supremo Buda”. Casou aos 16 anos com Yashoda, sua prima, com quem teve um filho chamado Rahula.

Os budistas tradicionais aceitam a existência de 24 budas através dos tempos, contudo, três tipos são reverenciados e, segundo alguns budistas, apenas o primeiro, o Samyaksam-buddha tem a honra do título Buddha.

Os indianos dizem que Buda é uma das encarnações de um avatar (deus eterno). Os tibetanos afirmam que Dalai Lama é uma reencarnação de Buda. Mas, qual dalai lama? Há mais de 15 dalais lamas, até hoje. No Brasil há: em Cotia, Cabreúva, Bauru, Mogi das Cruzes… budismos diferentes.“Não terás outros deuses diante de mim” (Êxodo 20:3. Há “um só Deus”. 1Timóteo 2:5)

Se os budas são reencarnações humanas não se pode reverenciá-los. Deus é o único reverendo. A Bíblia nos revela que o homem vive uma só vida, morre uma única vez; depois disto vem o juízo, então, a ressurreição, uns para a vida eterna, outros para pagar, segundo suas obras. (Hebreus 9:27; João 5:28-29)

O budismo é a quarta religião mundial em número de membros, cerca de 530 milhões, no Brasil há 245 mil seguidores. A base dos pensamentos e das doutrinas budistas é que, todos os fenômenos da natureza da Terra e de todo o Universo, estão sob o domínio de Deva, de Bodhisattva (estes dois se confundem).

Os bodhisattvas podem originalmente terem nascido com corpo de animal, mas normalmente, nascem como humanos e após várias reencarnações, vêm em corpo de deva ou de Buda.

Como os devas, bodhisattvas e budas, os que chegaram ao nirvana, os iluminados, (com 87 bilhões de neurônios) reencarnar, num ratinho (41 milhões de neurônios), ou um anencéfalo, como a minhoca, ameba. Pretendem que esses seres, dominem todos os fenômenos do Universo.

O único Deus imortal, Todo-poderoso tem a autoridade sobre toda a natureza. (Mateus 8:23-27; Salmo 106:9)
O Lamrim é um tipo de catecismo, um manual contendo os ensinamentos de Buda.

Para eles, são instruções tão essenciais, que, “se não tiverem profunda experiência com o Lamrim, não haverá base para viver.” Advertem a não ver, não ouvir, nem falar mal, como o macaco que tapava os olhos, os ouvidos e a boca.

O budismo ultrapassou as fronteiras Indianas e recebeu influências das crenças do Tibete, Japão, China, Coréia, Sri Lanka e muitos outros, assim, dividiram-se em vários ramos budistas, conforme a crença grupal.

O próprio Buda não se achava um deus a ser adorado, mas um espírito iluminado, um guia dos seus seguidores, crentes em suas doutrinas e práticas.

Embora, digam-se não teístas, Buda era o vencedor, atingiu o nirvana (grau máximo, a iluminação, paz interior e libertação do sofrimento físico e emocional). O mais estressante e corrompedor da saúde e da vida é a consciência carcomida pela culpa. Só Cristo pode curar.

No Brasil, em Cabreúva, o budismo Kadampa recebe visitantes em dias especiais, mas proíbe-os a comer produtos de origem animal e cuidar para não matar, nem ferir, ainda que seja um inseto, ou ratinho minúsculo (poderá ser um Buda noutra vida). Há muitos budistas de segmentos diferentes em Bauru, Cotia, Mogi das Cruzes…

O sofrimento humano causado pelas dúvidas e medo de como será na próxima encarnação; por não obter tudo o que deseja e outras preocupações.

Todos os seres bondosos passam por seis tipos de sofrimentos que são as consequências da mente não iluminada. A libertação, dizem, está na meditação em criaturas, que são deuses.

A libertação dos cristãos é a meditação no amor e morte de Jesus, o “verdadeiro Deus e a vida”. (1 João 5:20) “Crê no Senhor Jesus e serás salvo…” (Atos dos Apóstolos 16:31)

A escolha é entre: Cristo ou Buda; Deus ou homem. Você é livre!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?