Região

Câmara de Piracicaba aprova título de “Piracicabanus Praeclarus” à deputada Bebel

Parlamentar, que tem atuação destacada na Assembleia Legislativa, já viabilizou mais de R$ 20 milhões para Piracicaba

A Câmara de Vereadores de Piracicaba aprovou na sessão ordinária desta última quinta-feira, 14 de março, o Projeto de Decreto Legislativo 52/2023, de autoria da vereadora Silvia Morales, do mandato coletivo “A Cidade é Sua”, que me concede o título de “Piracicabanus Praeclarus” à deputada piracicabana Professora Bebel (PT).

O Título de Cidadão “Piracicabanus Praeclarus” é concedido aos nascidos em Piracicaba que se destacam pela contribuição com a cidade, como é o caso da deputada estadual Professora Bebel, a primeira mulher piracicabana a ser deputada estadual, que, com seu trabalho e muita determinação, se tornou uma das principais lideranças da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.

A deputada Professora Bebel com as vereadoras Rai de Almeida e Silvia Morales, após a aprovação do projeto que reconhece o seu forte trabalho em prol de Piracicaba. Foto: Divulgação

Na justificativa da propositura, a vereadora Silvia Morales escreveu: “Bebel foi eleita para seu primeiro mandato de deputada estadual na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo – ALESP, no ano de 2018, com 87.169 votos, e reeleita, nas eleições de 2022, para um segundo mandato com 155.857 votos, a maior votação recebida por um candidato a deputada estadual com domicílio eleitoral na cidade de Piracicaba. É, também, a primeira mulher deputada estadual de Piracicaba”.

Entre as vereadoras Silvia Morales e Rai de Almeida, a deputada Professora Bebel agradecea homenagem recebida da Câmara de Vereadores. Foto: Divulgação

Na sessão, diversos vereadores, como Paulo Campos, Rai de Almeida, e a própria Silvia Morales, manifestaram elogios e agradecimento ao trabalho que a deputada Professora Bebel tem desenvolvido tanto na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, através do seu mandato popular, como na Apeoesp, onde já foi presidenta por cinco vezes e atualmente ocupa a segunda presidência.

Outros vereadores, como Ary Pedroso Jr, Laércio Trevisan Jr., Fabrício Polezzi, Cássio Fala Pira também fizeram questão e cumprimentar a deputada piracicabana que completou neste último dia 15 cinco anos na Alesp, aonde tem desenvolvido uma forte atuação em defesa dos serviços públicos, da educação pública de qualidade, dos idosos, da juventude e de toda Região Metropolitana de Piracicaba, para a qual já destinou e ou viabilizou mais de R$ 20 milhões, beneficiando a Santa Casa de Misericórdia, o Hospital dos Fornecedores de Cana de Piracicaba, o Lar dos Velhinhos, a reforma de diversas escolas estaduais e a implantação de sistema de segurança no aeroporto Pedro Morgantti, que atua firmemente junto ao governo do presidente Lula para que seja regionalizado. “

“Agradeço a todos e a todas que nos apoiaram e a cada voto favorável recebido. Podem contar sempre com a minha luta em prol da nossa Piracicaba”, agradeceu a deputada Professora Bebel.

Na justificativa da propositura, ainda, a vereadora Silvia Morales destacou também que Bebel é mãe de Maria Manoela, uma menina negra de 14 anos, por ela adotada em 2009, mesmo ano de falecimento do seu pai, Manoel Azevedo Noronha, até então o grande esteio da sua família, assim como ressalta que a homenageada é professora efetiva de língua portuguesa da rede estadual de ensino de São Paulo, formada pela Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep), onde também realizou pós-graduação em Administração Escolar.

Ingressou no Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo, a APEOESP, no final da década de 1980.

“Sua dedicação às causas da Educação e dos professores foi logo reconhecida pelos colegas, e a Professora Bebel logo se tornou representante de escola, conselheira estadual, a seguir coordenadora da subsede do sindicato na região e, pela excelência de seu trabalho, tornou-se membro da Diretoria Estadual, como secretária de Organização do Interior. Foi vice-presidenta da APEOESP e, em 1999, foi eleita pela primeira vez presidenta da entidade. Em 2008, voltou à presidência da APEOESP, sendo reeleita sucessivamente em 2011, 2014 e 2017 pelo voto direto da categoria. Atualmente ocupa o cargo de segunda presidenta do sindicato, em gestão compartilhada”, escreveu, além de enaltecer a inúmeras ações que a Professora Bebel tem desenvolvido em prol da população piracicabana, entre elas a de ser a grade articuladora junto ao governo do presidente Lula, resultando na destinação de sete novas viaturas para o SAMU, que deverão ser entregues nos próximos meses.

Mais homenagens – Na Câmara de Vereadores de Piracicaba, ainda, a deputada estadual Professora Bebel recebeu homenagem pela sua atuação política na luta pelas mulheres. A homenagem foi prestada, antes do início da sessão desta quinta-feira, 14 de março, pelas vereadoras Rai de Almeida e Silvia Morales, dentro das comemorações ao Dia Internacional da Mulher, conforme Deccretos Legislativos 02/1998 e 01/2009 e o requerimento 186/2024.

Vanderlei Zampaulo – MTb-20.124

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?