NotíciasRafard

Campanha de vacinação contra HPV tem início neste mês

Meninas de 11 a 13 anos serão imunizadas entre março e abril

Cartaz da campanha de vacinação (Imagem: Divulgação/Ministério da Saúde)

RAFARD – Tem início, neste mês, a campanha de vacinação contra o Papiloma Vírus Humano (HPV). Segundo a Diretoria de Saúde de Rafard, a vacina de prevenção ao câncer de colo do útero será incorporada no calendário de vacinação de meninas de 11 a 13 anos, entre os dias 10 de março e 10 de abril.

Cada menina deve receber três doses da vacina para estar imunizada contra o HPV. Após a primeira dose, a segunda deverá ocorrer em seis meses, e a terceira, 60 meses (cinco anos) após a primeira dose. De acordo com a diretoria, a vacinação será realizada nas escolas e nos postos de vacinação do Sistema Único de Saúde (SUS). Os pais que não quiserem que suas filhas sejam vacinadas na escola deverão assinar um Termo de Recusa e este será encaminhado ao Conselho Tutelar.

A diretora de Saúde Ivone Infante explica que uma autorização será entregue nas escolas e assim que assinada pelos pais a vacina será aplicada nas adolescentes no próprio local. O Ministério da Saúde investiu R$ 465 milhões na compra de 15 milhões de doses da vacina para este ano, quantidade suficiente para que 5,2 milhões de pré-adolescentes sejam imunizadas. É a primeira vez que a população terá acesso gratuito, em nível nacional, à vacina contra o HPV.

HPV e câncer

A vacina contra o HPV que será distribuída na rede pública é a quadrivalente, que previne contra quatro tipos de HPV: 6, 11, 16 e 18. Dois deles (16 e 18) correspondem a 70% dos casos de câncer de colo de útero, responsável atualmente por 95% dos casos de câncer no país. É o segundo tipo de tumor que mais atinge as mulheres, atrás apenas do câncer de mama, segundo Ivone.

A cada ano, 270 mil mulheres no mundo morrem por conta da doença. No Brasil, 5.160 mulheres morreram em 2011 em decorrência do HPV. Para 2013, o Instituto Nacional do Câncer estima o surgimento de 17.540 novos casos.

O HPV é capaz de infectar a pele ou as mucosas e possui mais de 100 tipos. Do total, pelo menos 13 têm potencial para causar câncer. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), 291 milhões de mulheres no mundo são portadoras do HPV, sendo que 32% estão infectadas pelos tipos 16, 18 ou ambos. No Brasil, a cada ano, 685, 4 mil pessoas são infectadas por algum tipo do vírus.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?