CapivariMombucaNotíciasRafard

Capivari e Rafard têm novos conselheiros tutelares

09/10/2015

Capivari e Rafard têm novos conselheiros tutelares

Eleição ocorreu no último domingo; conselheiros vão assumir o quadriênio 2016/2019; em Mombuca, devido a um empate, resultado ainda não saiu
Conselheiros eleitos em Capivari (Foto: Reprodução/Facebook)
Conselheiros eleitos em Capivari (Foto: Reprodução/Facebook)

REGIÃO  |  Quase duas mil pessoas participaram da eleição do Conselho Tutelar para o quadriênio 2016/2019, que ocorreu no último domingo, 4, na EMEIEF José Benedito Pinto Antunes. Os cinco eleitos foram: Evanilde de Jesus Rodrigues Antunes Barbosa (288 votos), Telma Aparecida Duarte Bettin (217), Marisa Angelin Cardoso (200), Denis Fernando Ribeiro (149) e Célia Luzia Rossi (126).

Outros 13 candidatos que receberam votos se classificaram como suplentes. Na ocasião foram contabilizados 1.933 votos válidos, um voto em branco e cinco nulos, totalizando 1.939 votos. Os recursos contra o resultado da eleição podem ser apresentados até quarta-feira, 14. Os novos conselheiros vão receber um salário de R$ 2.600. Segundo a Prefeitura, o subsídio é maior do que o atual, cujo valor não foi informado.
O conselheiro tutelar tem o dever de zelar pelos direitos da criança e do adolescente com base no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Toda suspeita ou confirmação de maus-tratos deve ser comunicada ao Conselho Tutelar, que é um órgão público do município, vinculado à Prefeitura e autônomo em suas ações.
O artigo 132 do ECA determina que em cada município deve haver, no mínimo, um Conselho Tutelar composto por cinco membros, escolhidos pela comunidade por eleição direta para mandato de quatro anos, sendo permitida uma recondução. “Por meio do voto direto, o morador pode escolher o candidato que ele confia pra representar o Conselho Tutelar”, afirma o prefeito Rodrigo Proença (PSDB).

Rafard
Em Rafard, os eleitos foram: Luis Henrique Garcia Santos (307 votos), Maria Helena da Cruz (254), Rita Cassia de Campos Soares (214), Cleiton Marretto (203) e Jonas Barbosa de Campos (117 votos). A votação também ocorreu no último domingo e os novos conselheiros assumem no próximo ano até 2019. Na Cidade Coração, o salário desses profissionais é de R$ 1.354.

Mombuca
Em nota divulgada na última terça-feira, 6, a Prefeitura de Mombuca comunicou que o resultado da votação para o Conselho Tutelar sairá em breve. Na ocasião, 800 eleitores compareceram, resultando em 789 votos válidos e apenas um em branco. “Na contagem de votos houve empate entre candidatas, razão pela qual a classificação definitiva sairá em breve”, informou.
“A votação do Conselho Tutelar foi um ato cívico maravilhoso para a cidade de Mombuca”, afirma a prefeita Maria Ruth de Oliveira (PR). A comissão agradeceu a presença de todos os munícipes votantes, da equipe que trabalhou na eleição, do trabalho de todos os candidatos e, em especial, o apoio da Polícia Militar e a visita do promotor da comarca de Capivari, José Joel Domingos.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?