CapivariDestaquesRafardRegião

Capivari está entre as cidades que dispõe de Soro Antiescorpiônico

Foto: Reprodução internet

A Prefeitura de Capivari, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, orienta a população a respeito dos procedimentos que devem ser adotados no caso de acidentes por escorpiões. O principal deles é procurar a Santa Casa de Capivari que dispõe do Soro Antiescorpiônico e também é referência para as cidades de Elias Fausto, Mombuca e Rafard.

“Capivari é uma das poucas cidades da região que dispõe do Soro Antiescorpiônico e eu, enquanto prefeito e, também, como interventor da Santa Casa de Capivari, quero tranquilizar a população a respeito disso”, diz o prefeito Rodrigo Proença. “Estamos unindo nossas equipes, tanto de Saúde, quanto de Comunicação, para que a população tenha acesso a todo tipo de informação a respeito deste assunto. Sabemos que esta época do ano é a mais crítica realmente, mas sempre lutamos para manter a disponibilização do soro na Santa Casa justamente visando atender demandas como esta”, afirma.

Classificação
Os acidentes com escorpiões são classificados em leve, moderado e grave. No primeiro deles, as manifestações clínicas são dor e parestesia locais. No segundo, o paciente pode sentir dor local intensa associada a uma ou mais manifestações, como: náuseas, vômitos, suor ou transpiração, produção discreta de saliva, agitação e outros.

Em casos raros, de classificação grave, é possível identificar as manifestações semelhantes ao moderado, porém mais elevadas, e também: prostração, convulsão, coma, bradicardia, insuficiência cardíaca, edema pulmonar e choque.

É importante destacar que não são todos os casos que necessitam do soro. Nos de classificação grave, o soro deve ser prescrito pelo médico no pronto atendimento, com o objetivo de cortar o efeito do veneno no organismo. Em todos os casos, porém, é essencial que o munícipe procure o atendimento médico com urgência logo que o contato com o animal aconteça.

Cuidados
No dia a dia, os cuidados necessários são: manter os ralos fechados e a limpeza do quintal, não acumular entulhos ou materiais como telhas e madeiras, ficar atento às frestas nas paredes e sempre observar os móveis, como a cama, antes de deitar-se ou sentar-se. Vale a pena, também, sempre conferir as roupas e calçados antes de colocá-los. Os pais devem ficar atentos às mochilas escolares, toalhas e materiais utilizados pelos filhos.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?