CapivariMombucaNotíciasRafard

Capivari ultrapassa 600 casos de dengue

12/06/2015

Capivari ultrapassa 600 casos de dengue

Número de suspeitas está em 1.092; porém, com a chegada do frio, casos têm apresentado queda
Rio das Pedras vai realizar mutirão de combate à dengue no Jardim Dona Rosina e no Residencial Dom Bosco (Foto: Divulgação/Prefeitura de Rio das Pedras)
Rio das Pedras vai realizar mutirão de combate à dengue no Jardim Dona Rosina e no Residencial Dom Bosco (Foto: Divulgação/Prefeitura de Rio das Pedras)

REGIÃO – Apesar de o inverno estar próximo, o que pressupõe a diminuição dos casos de dengue, Capivari totalizou 624 confirmações da doença na última quarta-feira, 10, cerca de 2% a mais que o último balanço, divulgado há uma semana (614 pessoas infectadas). Desses, 594 são originários do município e 30 são importados de cidades da região. Segundo a Secretaria da Saúde, os dados atualizados já apontam 1.092 notificações.

A secretária da Saúde, Eliane Piai, ressalta, porém, “que os dados são computados desde o dia 1° de janeiro deste ano e mais de 50% destas pessoas não estão mais doentes”. Por outro lado, em sua última edição, o Jornal da Cidade, de Capivari, divulgou o primeiro caso de dengue hemorrágica no município – um garoto de 14 anos. No entanto, o caso não foi confirmado pela Prefeitura.

Capivari enfrenta uma epidemia da doença há mais de dois meses, quando o número de casos saltou de 283, em março, para 524, em abril – aumento de mais de 85%. Entretanto, maio fechou com 600 casos, o que representa uma diminuição de pelo menos 71 pontos percentuais. Isso se deve à chegada do tempo frio, desfavorável à proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue.

Rafard

Até a última terça-feira, 9, Rafard registrou 134 casos positivos de dengue, dos quais apenas sete foram importados de outros municípios. Ao todo, o balanço contabilizou 343 suspeitas. Desses, 191 deram negativo. A Vigilância Sanitária informou ainda que não há casos de dengue hemorrágica na cidade. De acordo com o setor, os bairros mais afetados com a doença são a parte baixa da Popular e o Bate Pau.

Mombuca

Em Mombuca, que comemorou dois anos sem casos da doença até o mês passado, tem 25 pessoas infectadas, segundo o último balanço, realizado na quarta-feira, 10. De acordo com a Vigilância Sanitária, o município já registrou 44 notificações e, das positivas, quatro foram contraídas em outras cidades. Porém, assim como Rafard, na cidade não há casos de dengue hemorrágica, de acordo com a pasta.

Rio das Pedras

Até o momento, Rio das Pedras tem 564 suspeitas de dengue, mas apenas 257 foram confirmados – 23 são de moradores que importaram de outra cidade. A Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, informou que não há nenhum paciente em estado grave e nenhuma morte. “O município está recebendo mutirões e já recebeu o serviço de nebulização”, completa.

Neste sábado, 13, os bairros a receberem o mutirão de combate ao mosquito transmissor da doença serão o Jardim Dona Rosina e o Residencial Dom Bosco. A ação ocorrerá das 7h ao meio-dia. A Secretaria de Obras e o Departamento de Serviços Urbanos cederão caminhões e máquinas para o trabalho. O cronograma está sendo estabelecido de acordo com o número de casos da doença.

Além disso, um carro de som passará pelas ruas dos bairros pedindo aos moradores que coloquem na via todos os tipos de materiais que retenham água ou que não tenham mais utilidade. Os itens serão recolhidos no sábado para que recebam um descarte adequado. De acordo com a Secretaria, isso será feito para que a população não acabe descartando o material em local inadequado.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?