DestaquesRafard

Casarão de Tarsila vira cenário para filme baseado no Sítio do Picapau Amarelo

Em uma iniciativa inédita, a cidade de Rafard se prepara para acolher as filmagens de uma nova produção cinematográfica que promete encantar fãs de todas as idades: “Sítio do Picapau Amarelo – Uma nova aventura”. Este projeto audacioso é assinado pela produtora Atores Unidos, de Campinas, e tem previsão de rodagem para julho deste ano.

Escolhido a dedo, o cenário das gravações será a fazenda onde a renomada artista Tarsila do Amaral passou sua infância, proporcionando um pano de fundo rico em história e beleza natural.

Sob a direção criativa de Thiago Coquelet, o filme baseado na obra imortal de Monteiro Lobato se propõe a trazer uma visão contemporânea dos personagens tão amados pelo público brasileiro. “É uma responsabilidade imensa respeitar a obra original, mas estamos prontos para surpreender com uma nova interpretação que honre a essência de cada figura sem se prender às caracterizações tradicionais”, destaca Coquelet.

A produção se destaca não apenas pela abordagem inovadora, mas também pela seleção cuidadosa de seu elenco, combinando talentos emergentes com atores já consolidados no cenário artístico. Isadora Chiarion, atriz natural de Rafard, é um dos nomes confirmados, trazendo ainda mais autenticidade ao projeto ao atuar em seu próprio berço natal. “Estamos empolgados em contar com Isadora e outros jovens talentosos, que junto aos veteranos, formarão um time capaz de levar nossa visão às telas com maestria”, afirma Cida Maziero, produtora de elenco.

Tarsila do Amaral nasceu neste casarão em 1886, local onde viveu até seus nove anos de idade
Tarsila do Amaral nasceu neste casarão em 1886, local onde viveu até seus nove anos de idade

Fernando Maziero, diretor executivo, ressalta a evolução do mercado audiovisual e as possibilidades que as plataformas de streaming oferecem para produções independentes. “Temos confiança no sucesso deste filme, que alia a tradição literária brasileira à inovação cinematográfica, com potencial para brilhar tanto em festivais quanto no ambiente digital”, comenta Maziero.

A Atores Unidos, além de ser reconhecida por suas contribuições ao cinema, também opera uma escola de artes em Campinas, oferecendo uma gama de cursos e workshops para aspirantes e profissionais do setor. Com este novo projeto, a produtora reforça seu compromisso em fomentar a cultura e o talento nacional, prometendo um filme que ressoará com audiências de todas as idades e backgrounds.

O casarão construído na Fazenda São Bernardo foi onde a pintora Tarsila do Amaral nasceu e morou até seus nove anos de idade. A fazenda é tombada parcialmente pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico (Condephaat) desde o ano de 2011.O espaço é de propriedade da Abaçaí Cultura e Arte.

Atriz rafardense, Isadora Chiarion, fará parte do elenco
Atriz rafardense, Isadora Chiarion, fará parte do elenco

Túlio Darros

Jornalista (MTB: 63932/SP), diretor proprietário do Jornal O Semanário Regional, e publicitário, sócio proprietário da Syna Publicidade

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?