Região

Com Denis Andia, a Educação de Santa Bárbara d’Oeste se tornou uma das melhores do Brasil

A qualidade da Educação de Santa Bárbara d’Oeste disparou nos últimos anos. Desde 2013 e ao longo dos dois mandatos do ex-prefeito Denis Andia, o amplo investimento no sistema municipal de ensino colocou a cidade na vanguarda em uma área prioritária para a população e elevou todos os índices de qualificação, tornando-se referência regional e recebendo diversos prêmios estaduais, nacionais e internacionais.

Quando assumiu a Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste, Denis Andia colocou em mente a superação de dois desafios: zerar a fila histórica por vagas de creche e proporcionar aos alunos uma educação de qualidade. E os tabus foram quebrados.

Foto: Divulgação

Santa Bárbara d’Oeste é hoje um dos poucos municípios com 200 mil habitantes a ter plena disponibilidade de vagas de creche. Em seus oito anos de mandato, Denis Andia construiu 60% das creches hoje existentes na cidade. Além disso, criou uma parceria inovadora com a iniciativa privada, comprando vagas em creches particulares. Pelo conjunto desse trabalho, Santa Bárbara d’Oeste recebeu o primeiro lugar do “Prêmio Cases Inovadores”, em 2021, entre todos os 645 municípios do Estado de São Paulo.

Parcerias com Unicamp, USP, UFSCar, Unesp e Sebrae proporcionaram a capacitação de profissionais de educação para a qualificação do conteúdo em sala de aula para matemática financeira, matemática pura, empreendedorismo, meio ambiente, português e inglês. Com isso, a qualidade do ensino disparou e a rede municipal de ensino de Santa Bárbara d’Oeste apresenta um dos melhores índices do IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) do Brasil.

Na região, Santa Bárbara d’Oeste foi a primeira a firmar parceria com a gigante Google, conectando novos equipamentos e ferramentas à rotina de alunos da Educação Infantil, Ensino Fundamental e EJA (Educação de Jovens e Adultos).

Em 2020, a cidade recebeu o certificado “Educação que Faz a Diferença”, ficando entre os primeiros municípios do Brasil que apresentaram avanços consistentes na aprendizagem dos alunos.

“O caminho para a transformação da sociedade é a Educação. Os melhores países do mundo chegaram a este patamar porque, durante anos, investiram maciçamente em Educação.

Desde 2013, Santa Bárbara d’Oeste faz a sua parte e desempenha o seu papel transformador. Com organização, planejamento e muito trabalho mostramos que é possível fazer ainda mais e passamos a ser uma boa referência de evolução e qualidade.

Fizemos em Santa Bárbara e podemos levar este trabalho para outros municípios da região e do Brasil”, comentou o ex-prefeito Denis Andia e atual pré-candidato a Deputado Federal.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?