NotíciasRafard

Comerciante reclama de montes de entulho em ruas do Centro

27/04/2015

Comerciante reclama de montes de entulho em ruas do Centro

Segundo Giovanni Annicchino, restos de sofá e outros móveis estavam há quase duas semanas nas ruas Maurício Allain, Tuiuti e José de Moraes Barros
Montes de entulho estavam há quase duas semanas na Rua Maurício Allain, segundo comerciante; porém, na tarde de quinta-feira, o lixo havia sido recolhido (Foto: Laila Braghero/O Semanário)
Montes de entulho estavam há quase duas semanas na Rua Maurício Allain, segundo comerciante; porém, na tarde de quinta-feira, o lixo havia sido recolhido (Foto: Laila Braghero/O Semanário)

RAFARD – Moradores e comerciantes da Rua Maurício Allain, no Centro, estão indignados com a situação em que se encontra a principal via da cidade. O comerciante Giovanni Annicchino, de 55 anos, entrou em contato com o jornal O Semanário para reclamar de dois montes de entulho que, segundo ele, estão há quase duas semanas no local. “Tem sofá, lixo, mato alto, colchão, guarda-roupa”, conta.

Annicchino disse que a sujeira, possivelmente deixada por ex-moradores, soma-se a outros problemas antigos da rua, como calçadas estreitas – “os carros estacionam e imbicam. Não dá nem para passar direito pela calçada” – e até falta de manutenção da Praça da Bandeira. “Eu acho um absurdo. Essa rua é o cartão-postal da cidade, mas é a que menos vê vassoura. Está uma vergonha.”

Além disso, o comerciante reclamou de entulho em outras duas ruas: Tuiuti e José de Moraes Barros. Incomodado com a situação, disse que a Prefeitura deveria adotar medidas ou criar leis que amparassem uma fiscalização mais eficiente e possibilitassem multar aqueles que insistem em poluir a cidade. “O problema é de quem? De quem coloca ou de quem não tira?”

Procurada, a Prefeitura confirmou ter recebido reclamações da população sobre os montes de lixo nas três ruas citadas. Entretanto, disse que nesse caso não se trata de entulho, mas, sim, de cacareco. Questionado sobre como irá solucionar o problema, o governo municipal informou apenas que “estuda abrir licitação para mandar os cacarecos para outra cidade”.

Em fevereiro deste ano, a Prefeitura divulgou regras para a coleta de entulho na cidade, entre elas, que o município passaria notificando as pessoas que fizessem o descarte irregular e que caso a regra não fosse cumprida, o cidadão poderia receber multa equivalente a 10% ou até 20% do salário mínimo, conforme prevê a legislação.

Portanto, observa-se que as regras não estão sendo cumpridas pelos moradores, muito menos pela própria administração municipal.

Legislativo

Na última sessão da Câmara rafardense, realizada na noite de terça-feira, 14, o assunto também foi mencionado em tribuna pelo vereador Alexandre Fontolan (PSDB). “A Maurício Allain está uma vergonha. Tem três ou quatro sofás jogados lá, bem no Centro da cidade.” O parlamentar resumiu a ineficiência do poder público em fiscalizar ruas e terrenos baldios à falta de leis municipais.

“Nós não temos lei. Tem de vir o Código Posturas, fazer que nem o prefeito [César Moreira (PMDB)] tinha falado: o cidadão joga o lixo na rua dia 14 e a Prefeitura recolhe dia 15; joga dia 29 e recolhe dia 30”, sugere. “E se colocasse o lixo dia 16 tomava multa. Com isso, ia pesar no bolso do cidadão e ele iria pensar antes de jogar o lixo nos dias errados. Mas, não tem lei.”

Nota da redação

Na tarde da última quinta-feira, 23, a redação visitou novamente os locais reclamados e constatou que a Prefeitura recolheu os entulhos. No entanto, já avistou descartes em outros pontos da cidade: Rua Jornalista José Miguél Bósio e novamente na Maurício Allain.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?