Educação

Cresce em 30% o número de jovens brasileiros que fazem ensino médio no exterior, aponta STB

EUA, Canadá, Inglaterra e Austrália aparecem entre os principais destinos

Cada vez mais estudantes brasileiros do ensino médio embarcam para o exterior para fazer o high school. Só em 2022, houve um aumento de demanda em 30%, comparado a 2019 – ano antes do início da pandemia de Covid-19. E para este ano, a expectativa é que a procura avance 57%. Os dados são do Student Travel Bureau, consultoria especializada em educação internacional.

O ano letivo para esse tipo de programa pode variar de acordo com o país escolhido. E os principais destinos são EUA, Canadá, Inglaterra e Austrália.

O high school é o programa de educação internacional direcionado a jovens com idade entre 14 a 18 anos, o qual permite a esse público fazer parte ou todo o ensino médio fora do país.

Foto: Reprodução internet

A duração mínima exigida também varia de acordo com cada país, no geral, o período mínimo é de seis meses, além de ser necessário conhecimento intermediário do idioma do destino escolhido e possuir boas notas escolares.

Para que a convalidação da grade curricular seja efetivada na volta ao Brasil, é necessário cursar disciplinas básicas exigidas pelo Ministério da Educação (MEC) durante o intercâmbio de High School.

Uma delas está na área de humanas: história e geografia; exatas: química, física e matemática. Inglês e educação física também são obrigatórias.

“Quem busca esse tipo de intercâmbio deseja sair da zona de conforto. O high school oferece aos jovens a oportunidade de vivenciar uma cultura totalmente diferente por meio do convívio na escola e também na acomodação.

Além disso, os pais de alunos estão cada vez mais preocupados em contribuir para o desenvolvimento profissional de seus filhos e veem no high school uma oportunidade impar”, diz José Carlos Hauer, CEO do STB.

Acomodação

As opções de acomodações oferecidas pelo programa de high school são as casas de família, todas credenciadas pelo governo e pela escola que os alunos irão estudar, e as residências estudantis – conhecidas como Boarding School, que consiste em um ambiente parecido com um campus universitário onde os adolescentes convivem com pessoas de outros países e passam a ter ainda mais a experiência da multicultura.

Programa de férias

Pais e estudantes que não dispõem de tempo ou que não desejam uma experiência de intercâmbio de longa duração também podem apostar nos programas que acontecem nas férias escolares.

Com duração de a partir de uma semana e, normalmente, chegando até quatro semanas, os programas de férias registraram alta de 5% em 2022 na comparação com 2019, período pré-pandemia de Covid-19, segundo o STB. Para 2023, a projeção é de crescimento de 60%, com base no aumento exponencial de procura registrado no primeiro trimestre.

Oferecidos durante o período de férias escolares de janeiro e julho, em geral, mesclam aulas de idiomas com atividades e passeios em cidades famosas de destinos como Estados Unidos, Inglaterra e Canadá. A maioria dos programas de férias oferece acomodação dentro do campus de grandes universidades, como Cambridge, UCLA e UBC, entre outras.

Nesse cenário, destacam-se, ainda, os programas de férias que têm foco vocacional, ou seja, uma oportunidade para esses estudantes começarem a ser preparados para o mercado de trabalho, o que justifica um aumento do portfólio de 10% de escolas que oferecem este tipo de programa – entre elas, estão a The School of The New York Times e os programas do Summer Discovery, oferecido durante as férias de julho para alunos do ensino médio nas universidades mais respeitadas dos Estados Unidos e Inglaterra.

Com supervisão 24 horas por dia, feita por um time de educadores e coordenadores com muita experiência e qualificação, os estudantes têm aulas realizadas por professores e acadêmicos de universidades renomadas, podendo escolher entre mais de 40 opções de diferentes matérias.

Sobre o STB – Student Travel Bureau

Líder no segmento de educação internacional no Brasil, o STB – Student Travel Bureau oferece consultoria para intercâmbio em diversos destinos e conta com ofertas para todas as idades, com cursos que vão desde programas de férias para adolescente, ensino médio e graduação até opções voltadas para a formação profissional e trabalho no exterior.

Fundado em 1971, está presente em todo o país, com 50 escritórios nacionais e um internacional em Sydney, na Austrália, embarcando, em média, 30 mil estudantes brasileiros por ano.

O STB trabalha com especialistas em educação global e tem parceria com algumas das mais importantes instituições de ensino do mundo, além de ser recrutador exclusivo dos programas de trabalho da Walt Disney World Company na América Latina e única empresa brasileira parceira do New York Times Education.

Com o compromisso de facilitar o acesso dos brasileiros à educação internacional, o STB patrocina o Global Access Through Education (GATE), plataforma brasileira que reúne conteúdos e promove palestras e masterclasses de instituições de ensino globais, além de apoiar projetos como a ONG Gerando Falcões.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?