Educação

O que você precisa saber e como se preparar para o Sisu 2024?

Na véspera da abertura das inscrições do Sisu, confira dicas importantes e informações que você precisa saber para participar do processo seletivo

Na última terça-feira (16) o Ministério da Educação divulgou as notas do Exame Nacional do Ensino Médio de 2023, o Enem. Contando com a participação de 2.734.100 estudantes.

A média de notas obtivas no exame permite que os alunos se inscrevam no processo seletivo para graduações em universidades e institutos públicos por meio do Sisu – Sistema de Seleção Unificada. Anteriormente ofertadas duas vezes ao ano, as vagas do Sisu agora passaram a contar com uma só edição, que terá suas inscrições abertas do dia 22 a 25 de janeiro, fato que impacta bastante o cenário de aplicações dos estudantes para conseguir ingressar nas instituições públicas tão desejadas. Além da mudança no período de inscrições, outro ponto significativo para este ano é o sistema passa a considerar também a nova Lei de Cotas.

O que é o Sisu e como ele funciona?

Desenvolvido pelo governo federal, o Sistema de Seleção Unificada é um sistema eletrônico que oferece cerca de 260 mil vagas no ensino superior público, em mais de 120 universidades e institutos de todo o Brasil, para alunos da rede pública ou particular que tenham feito o ENEM no ano anterior. O processo acontece dentro de um portal online, no qual candidatos podem escolher duas opções de cursos para se inscrever. Diariamente, a plataforma analisa as notas do participante e divulga sua posição na concorrência para essas vagas. Durante os três dias de inscrição, o aluno poderá alterar entre cursos e instituições para comparar suas chances. O resultado é divulgado somente no último dia.

Imagem: Reprodução internet

Madson Molina, coordenador do Curso Anglo, explica que o sistema apresenta diferentes modalidades de concorrência. Entre todas as vagas de cursos e instituições de ensino superior que são oferecidas pelo Sisu, existem especificações: de acordo com a lei federal de cotas, metade das vagas nas IES Federais são reservadas aos alunos que estudaram integralmente o ensino médio na rede pública de ensino.

Além disso, no universo desses alunos, a lei também impõe que metade dessas vagas (ou 25 %) das vagas totais sejam destinadas aos estudantes de baixa renda. Finalmente, no universo dos estudantes que estudaram na rede pública, há ainda vagas reservadas para os estudantes que se autodeclaram pretos, pardos, indígenas ou quilombolas, além de vagas reservadas para estudantes com deficiência.

Alterações na Lei de Cotas

Além da edição única, o SISU 2024 também apresenta algumas novidades técnicas: agora todos os estudantes, independentemente da modalidade de concorrência, no início da plataforma vão concorrer a uma única modalidade, a de ampla concorrência, e só depois eles vão se acomodando em seus recortes específicos.

Também houve uma redução no teto da renda per capita familiar para estudantes que fizeram o Ensino Médio na rede pública. Sancionadas em 2023 pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, as alterações da Lei de Cotas preveem que alunos com renda per capita de até um salário-mínimo se enquadram na modalidade de baixa renda. O valor atual refere-se a R$ 1.412,00.

Como posso me preparar?

“Pelo curto prazo, é preciso se atentar a pontos importantes durante a inscrição no Sisu. Para isso, é essencial que o aluno conheça e compreenda de que forma a plataforma funciona. Antes de tudo, é preciso entender que a nota de corte pode variar de acordo com interesse em cada instituição”, pontua Madson Molina.

O Enem é dividido em cinco notas: a de Ciências Humanas, Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza e a Redação, mas algumas universidades utilizam pesos diferentes para moldar o perfil que eles desejam no aluno. Por exemplo, uma Escola de Engenharia pode colocar peso 4 para Matemática e Ciências da Natureza e peso 1 nas demais notas.

Uma boa dica é pesquisar bem sobre a nota de corte do curso desejado ou até mesmo utilizar simuladores para ajudar nessa conta, como sugere Madson Molina, coordenador do Curso Anglo: “Existem bons simuladores na internet que já tem um histórico de versões passadas no SISU e que, dentro desses simuladores, já possui também as notas mínimas e os pesos atribuídos a cada curso e, finalmente, a probabilidade de o candidato passar em determinada vaga”.

Sobre a seleção de cursos e universidades, Molina orienta que os alunos reflitam sobre suas condições financeiras e até mesmo emocionais. “É importante lembrar que, pelo Sisu, o estudante consegue escolher duas opções e essas são independentes, podendo selecionar cursos diversos e universidades de outros estados. Logo, é legal que ele identifique elasticidades tanto de aptidões para a carreira escolhida quanto a elasticidade financeira e emocional de estar longe da família, dos parceiros e dos amigos, pensando sempre no custo que isso pode gerar. Então, essa preparação emocional é essencial”, completa o coordenador.

Sobre o Anglo Vestibulares (www.cursoanglo.com.br) – O Anglo Vestibulares iniciou suas atividades em São Paulo na década de 1950, sendo o primeiro curso preparatório para vestibular do país. Vinte anos mais tarde, expandiu a sua atuação para o Ensino Médio, com o Sistema Anglo de Ensino que, hoje, fornece um conjunto de serviços pedagógicos para todos os segmentos, da Educação Infantil ao Pré-Vestibular, para escolas conveniadas de todo o país. Atualmente, o Anglo Vestibulares conta com mais de 5 mil alunos e é reconhecido pela liderança em aprovação em grandes universidades públicas nacionais e no Sisu.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?