J.R. Guedes de Oliveira

“Crônicas e outros bichos” – Volume 3; novo livro do Guedes

Aqui está, para apreciação dos boníssimos leitores, mais uma obra editada pela Nova Consciência, de Capivari, SP, com novos artigos e crônicas da produção do nosso colaborador J. R. Guedes de OIiveira, ao decorrer destes longos anos de apaixonado pela literatura nacional.

É bom lembrar que nos últimos tempos vem se rareando duas necessárias vertentes da nossa literatura: os críticos e os cronistas. Mesmo nos jornais ou meios de comunicação não se nota mais as colunas de figuras falando de tal ou tal obra literária e nem tão pouco a produção de livros que, em poucas páginas, conte algo ou relate um fato acontecido, digno de se chamar “crônica”. Neste segundo item, é bom lembrar o que o escritor-cronista Mario Prata, em recente entrevista, diz: “a crônica está agonizando e é confundida com artigo”. Já não temos a leva tal qual apreciávamos nas belíssimas páginas de um Fernando Sabino, Rubem Braga, Paulo Mendes Campos, Stanislaw Ponte Preta, Millôr Fernandes, Carlos Drummond de Andrade, Clarice Lispector, Cecília Meireles, Lima Barreto, Machado de Assis, Luiz Fernando Veríssimo…e segue.

“Crônicas e outros bichos” - Volume 3; novo livro do Guedes
“Crônicas e outros bichos” – Volume 3; novo livro do Guedes

Diz o autor: “aproveitei deste 3º. volume para inserir fatos históricos e relevantes, tanto de Capivari, minha terra natal como de Indaiatuba, minha cidade adotiva. É, na verdade, um pouco do que me expressei através dos seus jornais, como colaborador de há tantos anos”.

De outros assuntos, pois, generalizou, entre pequenas biografias, fatos corriqueiros, pequenos ensaios, fatos curiosos, na tentativa de dar uma dinâmica à obra, não cansando o leitor, mas aproveitando a sua curiosidade em se deliciar com algo que lhe traga momentos de reflexão e de harmonia. Nada de leitura pesada que lhe possa tumultuar o espírito e lhe provocar temor ou desconforto.

Na leitura deste volume 3º. de Crônicas e Outros Bichos, apenas solicita que os leitores se posicionem no tempo e no espaço, em razão de que, muitas passagens, são peças que foram compostos e publicadas no decorrer de décadas passadas. Portanto, tem um sabor especial de registro, de retrospectiva ou mesmo de reminiscências.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?