Dicas

Cuidados importantes ao comprar um veículo novo

Confira as dicas que preparamos para você garantir uma negociação assertiva e livre de arrependimentos.

Créditos da imagem: Freepik

Quem não ama aquele cheirinho de carro novo e a sensação incrível de tirar o plástico dos bancos, ler o manual, descobrir as funcionalidades e deixar o veículo prontinho para descomplicar as suas locomoções?

Comprar um carro 0km, além de ser muito satisfatório, também envolve um grande investimento, por isso, é necessário redobrar os cuidados para garantir uma compra assertiva e minimizar as chances de frustrações e arrependimentos no futuro.

Pensando nisso, elaboramos um guia com algumas precauções e verificações que são muito essenciais nesse momento.

Siga com a leitura e descubra quais são os cuidados importantes para não errar na compra do seu carro em Piracicaba:

Defeitos de fábrica
Uma das maiores vantagens em comprar um carro novo é justamente a tranquilidade de garantir um veículo que não manifeste nenhum tipo de defeito. Mas, nem sempre isso ocorre e muitos modelos apresentam defeitos de fábrica logo nos primeiros usos.

Para evitar tamanho desgosto, é importante fazer uma inspeção minuciosa e verificar os mínimos detalhes antes de concluir a compra. Inclusive, muitas concessionárias oferecem um checklist de todas as conferências necessárias.

Caso não receba essa lista de checagem, pegue o manual do veículo e analise tudo o que for possível como acabamento, bancos, lataria, chave de roda, retrovisores, equipamentos, etc…
Se perceber qualquer problema ou irregularidade, entre em contato diretamente com o vendedor e solicite uma investigação.

Problemas ocultos
Infelizmente, alguns problemas como falhas no motor, direção ou suspensão, são apresentados no veículo somente após o uso. Por isso, é fundamental prestar muita atenção nas primeiras viagens para identificar possíveis ruídos estranhos.

Se observar qualquer tipo de anormalidade, leve o carro diretamente à concessionária. Seja por um defeito de fabricação ou desgaste prematuro, de acordo com o Código de Defesa do consumidor, a garantia deve cobrir o conserto e o processo deve ser realizado em até 30 dias após o registro da reclamação.

Ausência de seguro
Se você pretende investir em um carro novo, já deve se preparar para garantir um seguro e evitar prejuízos. Inclusive, o mais indicado é fazer cotações com as seguradoras e descobrir as melhores opções para atender às suas necessidades antes mesmo de tirar o veículo do pátio da loja. Afinal, uma vez que esteja na rua, todo e qualquer acidente sofrido por um veículo sem seguro fica por conta do proprietário.

Referências prévias
Mais do que observar o veículo de forma geral, também é importante analisar a fábrica responsável pela montagem e o histórico das concessionárias que o representam.
Embora a maioria das montadores siga um padrão de excelência elevado, algumas oferecem tratamento especial para os veículos que produzem.

Por isso, é natural que essas empresas apresentem variação na qualidade do atendimento e no próprio zelo com os veículos disponíveis para a venda.

Para garantir maior assertividade na sua compra, pesquise pelo nome do empreendimento em questão na internet e observe os depoimentos de pessoas que já fecharam negócios.

Manual
Por último, mas não menos importante, vale mencionar que o manual do veículo é entregue junto com o carro não somente para cumprir com os protocolos estabelecidos ou “enfeitar” o porta-luvas. Esse documento é um guia completo que tem como missão apresentar ao usuário como o veículo e seus equipamentos operam, os cuidados com a manutenção e os períodos corretos para a realização de procedimentos como trocas de óleo, regulagem de faróis, calibragem de pneus etc.

Sem dúvidas, ler o manual com atenção é uma maneira simples de assegurar um bom rendimento e aumentar as chances de aproveitar o seu 0km por muito tempo.

Enfim, gostou de descobrir os cuidados importantes ao comprar um veículo novo? Se esse artigo foi interessante para você, deixe seu feedback nos comentários. No mais, continue de olho no blog, em breve, teremos muitas novidades por aqui.

Um grande abraço.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?