Dicas

Semana Santa e o bacalhau

Obviamente a questão religiosa vem à tona, quando o assunto é bacalhau na semana santa. O jejum de ‘carne’ e as interpretações das escrituras sagradas fizeram com que o peixe se tornasse a melhor opção de proteína para este período religioso.

No Brasil, o bacalhau começou nos primeiros anos da colonização portuguesa, ficando mais intenso com a vinda da família real no século XIX.

Prático e de fácil armazenamento, o peixe salgado e desidratado durava mais tempo, em uma época que não se permitia o resfriamento.

Bacalhoada Portuguesa, prato novo no cardápio do MTN na sexta-feira Santa. Foto: Divulgação

Vale destacar que o bacalhau é uma técnica e não um peixe. O que existe são espécies de peixe que tornam o processo do bacalhau melhor, como o Gadus Morhua.

Bom, de lá pra cá, muitos pratos de bacalhau foram elaborados, ganhando versões adaptadas. Uns seguem à risca o preparo no estilo lusitano, já outros foram realmente criados de acordo com o gosto de cada família. Seja lá qual for a versão, o que predomina é o sabor do peixe.

Como o preço e as técnicas de preparo podem tornar tudo mais difícil, a dica é procurar locais que ofereçam o prato já pronto, acompanhado do jeito ideal.

Um exemplo é o MTN BBQ Grill, casa de churrascos no Cambuí, que pela primeira vez abre na sexta-feira Santa para oferecer a bacalhoada portuguesa para seus clientes, além de disponibilizar a produto por delivery. Em ambos os formatos, a reserva por antecedência é necessária.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?