CapivariNotíciasRafard

Depois do ‘Outubro Rosa’, Capivari adere campanha à favor da prevenção do câncer de próstata

07/11/2014

Depois do ‘Outubro Rosa’, Capivari adere campanha à favor da prevenção do câncer de próstata

Durante o mês, homens poderão se consultar todas as terças-feiras, no Posto de Saúde Central; movimento mundial incentiva o diagnóstico precoce
Vereador Mateus Scarso é autor do projeto de lei que inseriu o ‘Novembro Azul’ oficialmente no calendário no calendário municipal (Foto: Divulgação/Câmara de Capivari)
Vereador Mateus Scarso é autor do projeto de lei que inseriu o ‘Novembro Azul’ oficialmente no calendário municipal (Foto: Divulgação/Câmara de Capivari)

CAPIVARI – Depois do mês dedicado ao câncer de mama e de colo do útero, novembro sinaliza o início de uma nova campanha, dessa vez de combate ao câncer de próstata. O “Novembro Azul” já começou em Capivari e está oferecendo, a cada terça-feira, das 13h às 15h, cinco consultas preventivas no Posto de Saúde Central. De acordo com a Secretaria da Saúde, não há necessidade de agendamento.

O movimento mundial que aborda a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata teve origem na Austrália, em 1990, e é organizado desde 2010 no Brasil pela Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) e pelo Instituto Lado a Lado pela Vida. Em Capivari, a primeira edição aconteceu no ano passado, a pedido do presidente da Câmara, André Rocha (SDD). E, logo em seguida, passou a integrar o calendário oficial do município, assegurado pela Lei nº 4.296, de autoria do vereador Mateus Scarso (PMDB).

A iniciativa foi ainda reconhecida pelo Instituto Lado a Lado, que classificou a Câmara como entidade governamental parceira do “Novembro Azul”. “Em um ano melhorou muito a abrangência da campanha. Também avançamos na rede municipal, com a contratação do médico urologista; não tínhamos um há muitos anos”, diz Rocha. Para este ano, os corredores da casa de leis foram decorados com as cores azul e preto, além do símbolo da campanha, o bigode.

“Desenvolvemos uma campanha simples, porém voltada para uma linguagem dinâmica e mais atual, explorando principalmente as mídias sociais”, disse a diretora de Comunicação, Claubijeine Cavalcante, durante o lançamento da segunda edição do movimento na cidade, na sessão ordinária de segunda-feira, 3. O intuito é eliminar o preconceito, visto que 51% dos homens brasileiros nunca consultaram um urologista.

A doença

O câncer de próstata é o segundo tipo mais frequente em homens no país, responsável por aproximadamente 13 mil mortes desde 2011, segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca). Fica atrás apenas do câncer de pele. A doença atinge um em cada seis homens e é mais comum a partir dos 40 anos, entre obesos e negros. Em 2014, estima-se que serão diagnosticados 69 mil novos casos do tumor no Brasil, uma média de um a cada sete minutos.

De acordo com o presidente da SBU, Carlos Conradi, os sintomas do câncer de próstata só se manifestam no estágio avançado, quando o tumor já se espalhou para outras partes do corpo e a pessoa não tem mais chances de cura. No entanto, se diagnosticado precocemente as chances sobem para 90%. Assim, recomenda-se que o grupo de risco realize os exames a partir dos 45 anos. Os demais, depois dos 50 anos.

Para falar um pouco mais sobre a doença, a Prefeitura de Capivari e a Câmara promovem uma palestra no plenário nesta segunda-feira, 10, às 19h, com o médico urologista da rede municipal Carlos Eduardo Maluf. Mais informações sobre a campanha na cidade podem ser obtidas na Secretaria da Saúde, que fica na Rua Padre Haroldo, 553, Centro, ou pelo telefone 3492-8200.

Rafard

Após o sucesso do primeiro “Outubro Rosa” na cidade, a campanha “Novembro Azul” também já começou em Rafard. A edição, igualmente inédita, será realizada pela prefeitura na Unidade Básica de Saúde (UBS), com o objetivo de aumentar os índices de prevenção contra o câncer de próstata. Os homens acima de 50 anos podem solicitar o agendamento do exame na UBS durante todo o mês.

De acordo com enfermeira responsável-técnica da unidade, Sandra Melchior, o tumor se dá quando as células da próstata sofrem mutações e começam a se multiplicar sem controle, podendo se espalhar por todo o corpo, gerando dor, dificuldade ao urinar, disfunção erétil entre outros sintomas. “O fator genético está entre as principais causas, daí a necessidade na realização de exames”, explica.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?