Região

Descarte correto de papel na região evitaria o corte de 240 mil árvores por ano, alerta Consimares

No Dia da Árvore, comemorado nesta quinta-feira (21/09), Consórcio público chama a atenção para a importância do uso consciente e da reciclagem desse tipo de resíduo para preservação das florestas

Nesta quinta-feira (21/09) é comemorado o Dia da Árvore e o Consimares (Consórcio Intermunicipal de Manejo de Resíduos Sólidos da Região Metropolitana de Campinas) alerta: o descarte correto de papel para reciclagem significa menos corte de árvores e preservação das florestas.

Dados do estudo gravimétrico do Consimares apontam que, todos os dias, 33,6 toneladas de papel produzidas pelas sete cidades que compõem o Consórcio (Capivari, Elias Fausto, Hortolândia, Monte Mor, Nova Odessa, Santa Bárbara d´Oeste e Sumaré) chegam aos aterros sanitários misturadas ao lixo orgânico.

Descarte correto de papel. Foto: Divulgação

Por ano, esse volume passa de 12 mil toneladas. O descarte correto desses resíduos para o reaproveitamento, evitaria o corte de pelo menos 240 mil árvores ao ano, contabilizam técnicos do Consórcio.

O superintendente do Consimares, Mimo Ravagnani, engenheiro agrônomo e especialista em gestão de resíduos sólidos, explica que o cálculo é feito com base no dado de que uma tonelada de papel reciclado equivale a 20 árvores adultas salvas nas florestas.

“Ao fazer o uso consciente e o descarte correto do papel ao invés de misturá-lo aos resíduos orgânicos, despejados nos aterros sanitários, se reduz a necessidade de se cortar mais árvores para produzir papel”, assinala Ravagnani.

De acordo com o estudo gravimétrico que consta no PIGIRS (Plano Intermunicipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos) realizado pelo Consórcio, em 2021, o volume de papel que chega aos aterros dos municípios do Consimares representa 5,2% do total das cerca de 700 toneladas de resíduos produzidos, por dia, pela população do território, estimada em 1 milhão de habitantes.

Para conscientizar a sociedade e ampliar o descarte correto de resíduos recicláveis, o Consórcio criou o Programa Recicla Junto Consimares que envolve os sete municípios consorciados em ações integradas para ampliação da coleta seletiva, por meio da formação de cooperativas de reciclagem, para gerar emprego e renda aos catadores.

Também são ações do Programa o projeto de compostagem para reaproveitamento de resíduos orgânicos, a implantação da usina móvel de RCC (Resíduos da Construção Civil), além da instalação da Central de Tratamento e Recuperação de Rejeitos, com tecnologia para transformar resíduos sem potencial de reciclagem em energia elétrica.

“O descarte correto é o primeiro passo para o reaproveitamento de resíduos. É um grande desafio que exige educação ambiental, união e participação de todos: poder público, empresas, entidades e população.

Aproveitamos o Dia da Árvore para despertar a consciência de cada cidadão sobre a necessidade de fazer o descarte correto de papel para salvar árvores, assim como de outros recicláveis como plástico, vidro e alumínio pela preservação do meio ambiente”, afirma o presidente do Consimares e prefeito de Elias Fausto, Mauricio Baroni.

A maneira mais simples de fazer o descarte correto de resíduos em casa é ter dois recipientes: um para colocar itens recicláveis (papéis, plásticos, vidros e metais) e outro para os materiais orgânicos (sobras de alimentos, cascas de frutas e legumes).

Depois, os recicláveis devem ser levados a um ecoponto ou cooperativa de reciclagem. Já os orgânicos devem ser disponibilizados para o serviço público de coleta de lixo.

Hortolândia, uma das cidades que compõem o Consimares, além de oferecer aos moradores o serviço de coleta seletiva porta a porta e diversos pontos para o descarte correto de recicláveis, acaba de implantar o Programa Papel Zero com o objetivo de simplificar o atendimento à população através de serviços digitais para reduzir o uso de papel.

Os papéis depositados nos aterros sanitários levam pelo menos 6 meses para se decompor. Além de evitar o corte de árvores, a reciclagem de papel possibilita economia de energia, água e gera emprego aos profissionais da reciclagem.

Sobre o Consimares

O Consimares é composto por sete municípios (Capivari, Elias Fausto, Monte Mor, Hortolândia, Nova Odessa, Santa Bárbara d´Oeste e Sumaré) com população estimada em 1 milhão de habitantes.

O território produz cerca de 700 toneladas de resíduos por dia. Fundado há 14 anos, o Consórcio tem a missão de auxiliar os municípios na gestão integrada dos resíduos urbanos com ênfase na inclusão socioambiental dos profissionais da reciclagem. O trabalho do Consórcio é referência no Brasil.

Volume de papel/ano que chega aos aterros na região Consimares

CAPIVARI: 756 t
ELIAS FAUSTO: 248,4 t
HORTOLÂNDIA: 2.970 t
MONTE MOR: 867,6 t
NOVA ODESSA: 831,6 t
SANTA BÁRBARA D´OESTE: 2.628 t
SUMARÉ: 3.744 t
TOTAL: 12.045 t

Fonte: Estudo Gravimétrico Consimares

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?