DestaquesNotíciasRafardRegião

Dois detentos fogem do CPP de Porto Feliz; polícia realiza buscas

Foto: Pedro Negrão/Jornal Cruzeiro do Sul

Dois presos fugiram do Centro de Progressão Penitenciária de Porto Feliz (CPP), na manhã desta segunda-feira, 29. Neste momento, a polícia realiza buscas nas proximidades da vicinal que liga Rafard e Porto Feliz.

Segundo informações, as roupas dos fugitivos foram encontradas próximo ao sítio do Belos. Provavelmente, eles devem estar machucados, já que as roupas estão sujas de sangue.

Os postos de saúde já receberam o alerta, caso, alguém dê entrada com ferimentos, possivelmente da cerca de arame farpado da penitenciária.

Em breve, mais informações.

Atualização 13h36

Os presos, de 44 e 32 anos, conseguiram escapar após escalarem e pularem a cerca da unidade.

De acordo com informações, levantadas pela Raízes FM, agentes da unidade prisional visualizaram os dois detentos pulando o alambrado do Centro de Progressão Penitenciária.

A fuga ocorreu por volta das 8h20 e um cerco foi realizado no entorno do presídio. Em seguida, foi realizada a contagem dos presos, onde os dois que fugiram foram identificados.

Segundo a polícia, os presos tem passagem por roubo e falsificação. Eles são da região de Poá e Mogi das Cruzes.

O Centro de Progressão Penitenciária de Porto Feliz fica na estrada vicinal Porto Feliz/Rafard, e tem capacidade para 1080 presos, mas abriga hoje 1935 detentos.

A polícia fez buscas pela região, mas até o horário de atualização desta matéria, os detentos não foram localizados.

Nota

Em nota, a Secretaria da Administração Penitenciária informou:

“Hoje, por volta das 9h, dois presos do Centro de Progressão Penitenciária (CPP) de Porto Feliz se evadiram.

O agente de segurança penitenciária, que estava escalado na vigilância da torre IV, avistou dois reeducandos em cima da laje do alojamento onze, de onde pularam e foram em direção ao alambrado, passando para o lado externo da unidade e correndo em direção a um carro prata que estava estacionado na rua.

Eles entraram no veículo e seguiram em direção ao município de Rafard. Quando o agente de segurança observou a cena, informou imediatamente a direção, que solicitou apoio dos outros servidores, porém, não houve tempo hábil para evitar a evasão.

Foram feitas buscas na região, porém sem êxito de recaptura. A PM também foi avisada, que repassou a ocorrência para a Polícia Rodoviária de Capivari e Guarda Civil Municipal. Está sendo elaborado o Boletim de Ocorrência.

Salientamos que foram realizadas contagens nos alojamentos habitacionais a fim de identificar os sentenciados evadidos, momento que foi descoberto que eles haviam rompido a tela de proteção superior do alojamento 11.

Ressalvamos que as alas e unidades de regime semiaberto, obedecendo à legislação brasileira, não dispõem de vigilância armada e nem são cercadas por muralha.

A permanência do preso, nesse regime, se caracteriza muito mais pelo senso de auto-disciplina e auto-responsabilidade, que propriamente por mecanismos de contenção contra evasão.

Os presos do regime semiaberto têm permissão para usufruírem de até cinco saídas temporárias por ano, que são determinadas pelo Poder Judiciário, e podem exercer atividades profissionais em órgãos públicos ou privados, fora do perímetro das unidades prisionais, com prévia autorização judicial.

Ressalvamos ainda que quando recapturado o preso volta ao regime fechado”.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?