Região

Em caminhada, mulheres denunciam violência e 16 casos de feminicídio

A deputada estadual Professora Bebel participou da manifestação e defendeu que a cidade conte com uma delegacia da mulher funcionando 24 horas por dia

Em caminhada pelas ruas centrais da cidade, na manhã do último sábado, 16 de março, que reuniu lideranças de diversas entidades, debaixo de um sol escaldante, mulheres denunciaram que Piracicaba registrou pelo menos casos de feminicídio desde o ano de 2019, sendo três somente nos últimos três meses.

Denominado de “Grito das Mulheres, em defesa da vida”, a manifestação contou com a participação de um grupo de 14 entidades da cidade, liderados pelos mandatos da deputada estadual Professora Bebel (PT) e das vereadora Rai de Almeida (PT) e Silvia Morales, do mandato coletivo “A Cidade é Sua”.

Foto: Divulgação

A caminhada teve concentração no Largo dos Pescadores e percorreu toda rua Governador Pedro de Toledo, até a Praça José Bonifácio, aonde aconteceu ato público.

Carregando faixas, cruzes e cartaz, as mulheres manifestaram em defesa da vida e dos seus direitos. A manifestação chamou a atenção de consumidores e funcionários do comércio, que chegaram a parar para ouvir os diversos pronunciamentos eloquentes feitos em defesa da mulher, que há décadas luta por igualdade de tratamento e por respeito aos seus direitos.

Foto: Divulgação

Participaram desta manifestação a Apoesp, o Sindicato das Empregadas Domésticas de Piracicaba, o Sindicato dos Municipais de Piracicaba, 8 M Piracicaba, Coletivo Feminista Classista Ana Montenegro, o PCB, o PC do B Mulher, o PSol 50, Secretaria de Mulheres do PT Piracicaba, o Partido Verde e o Partido dos Trabalhadores, inclusive o seu presidente Mário Paixão.

Foto: Divulgação

Durante todo ato, as mulheres repudiaram a violência sofrida por elas e cobraram políticas públicas efetivas para mudar este quadro.

“Uma de nossas lutas em Piracicaba é para que a cidade passe a contar com uma delegacia da mulher funcionando 24 horas por dia, aonde possa receber bem e até abrigar a mulher que não tem para onde ir, uma vez que a maior parte dos casos de violência acontece à noite”, disse a deputada Professora Bebel.

Vanderlei Zampaulo – MTb-20.124

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?