Região

Em encontro com Lula, Bebel discute melhorias na educação pública e pede universidade federal

Deputada também pediu revogação da reforma do ensino médio e descongelamento do tempo de serviço dos servidores públicos

A presidenta da Apeoesp (Sindicato dos Professores do Ensino Oficial de Ensino no Estado de São Paulo), a deputada estadual Professora Bebel (PT) esteve em Brasília e se encontrou com o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, na tarde desta última terça-feira, 07 de março, quando discutiu assuntos relacionados à melhoria da educação pública no país e aos direitos dos profissionais da educação.

No encontro, que aconteceu no Palácio do Planalto, a convite do presidente Lula, a deputada Professora Bebel também protocolou ofício em que pede a instalação de uma universidade federal na cidade, aproveitando o campus Taquaral da Unimep, que foi desativado no início deste ano.

A deputada Professora Bebel é abraçada carinhosamente pelo presidente Lula, em encontro no Palácio do Planalto. Foto: Divulgação

Neste que foi o terceiro encontro da Professora Bebel com o presidente Lula, desde a posse, que também contou com a participação do presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) Heleno Araújo, a parlamentar explica que foi muito importante para “expressarmos as nossas concepções e opiniões sobre o trabalho do Ministério da Educação, que considero o mais importante para o futuro do país, assim como tratamos de assuntos relacionados à educação pública e aos direitos dos profissionais da educação e demais servidores.

O Presidente Lula, entre a Professora Bebel e Heleno Araújo, no encontro que foi tratado da educação pública no país. Foto: Divulgação

Abordamos a necessidade de representação e diálogo com profissionais da educação no MEC (Ministério da Educação e Cultura), levando nossa experiência e compromisso com a escola pública de qualidade, assim como a necessidade do cumprimento do piso salarial nacional dos professores em todo país”, conta.

A Professora Bebel também destacou ao presidente Lula a urgência de que sejam revogadas a reforma do ensino médio e a Base Nacional Comum Curricular impostas pelos governos de Michel Temer e Jair Bolsonaro, que vem prejudicando todo sistema de ensino no país.

Essa é a terceira vez que a Professora Bebel se encontra com o presidente Lula, desde a posse em primeiro de janeiro. Foto: Divulgação

“Dissemos ao presidente Lula que é urgente que se estabeleça um processo de construção de um ensino médio que atenda os interesses dos filhos e filhas da classe trabalhadora e que seja colocado um fim na distância que separa as escolas públicas das boas escolas privadas”, conta.

No encontro, ainda, a deputada e presidenta da Apeoesp reivindicou que o presidente Lula determine a revogação da Lei Complementar 173, que impede a utilização do tempo de serviço dos anos de 2020 e 2021 para evoluções e promoções na carreira, quinquênios, licenças-prêmio e outras vantagens.

“É injusto o congelamento desse tempo de serviço, que se refere ao período da pandemia em que os profissionais da educação e demais servidores trabalharam sem descanso.

Após ouvir com a costumeira atenção todas as nossas colocações, o presidente Lula se comprometeu a discutir os temas com o ministro da Educação e demais ministros ligados à temática”, conta Bebel.

UNIMEP

No encontro, a deputada Professora Bebel entregou documento, que foi protocolado pelo próprio presidente Lula, em que pede estudos por parte do governo federal para que viabilize a instalação de uma universidade federal no campus Taquaral da Unimep, que chegou a ter mais de 50 cursos universitários e pelo menos 15 mil alunos, mas que foi desativado pela Rede Metodista de Ensino em função de dívidas.

No documento, Bebel ressalta que de acordo com o a prévia do Censo Demográfico do IBGE de 2022, o município de Piracicaba aparece com uma população estimada em 434.432 habitantes.

Ao mesmo tempo, observa que levantamento da Fundação Seade indica que 12,3% da população situa-se na faixa etária entre 15 e 24 anos, e que considerando os municípios que compõem a Região Metropolitana de Piracicaba, a população ultrapassa 1,5 milhões de habitantes.

“Tais números, senhor Presidente, mostram com clareza a necessidade de que tenhamos na região de Piracicaba a disponibilização de acesso da juventude ao ensino superior público, gratuito e de qualidade.

Ocorre que a única universidade de excelente qualidade na nossa região, a Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP), anunciou em janeiro que ainda neste semestre desativará o Campus Taquaral, o que prejudicará estudantes de seus 23 cursos, reduzindo a oferta de oportunidade de estudos em nível superior para milhares de jovens.

Por essa razão, Presidente Lula, venho solicitar que Vossa Excelência determine estudos para a instalação de uma universidade pública federal na região de Piracicaba, considerando até mesmo a possibilidade de incorporação da infraestrutura da Unimep que está em vias de desativação, para que a população essa importantíssima região do estado de São Paulo não fique desprovida de acesso ao ensino superior”, diz o documento.

Bebel argumentou ainda no ofício ao presidente Lula que Piracicaba foi um dos primeiros a industrializar no país, com a abertura de plantas fabris ligadas ao setor metal-mecânico e de equipamentos destinados à produção de açúcar.

“A partir de 1970 a atividade industrial expandiu-se para o setor sucroalcooleiro e hoje encontra-se diversificada, possuindo também um importante setor de serviços.

Além da importância econômica, a região de Piracicaba também é polo cultural e turístico.

Assim, reitero a solicitação de que sejam realizados urgentes estudos para a instalação de uma universidade pública federal na região”, apelou a deputada no documento.

Vanderlei Zampaulo – MTb-20.124

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?