BrasilClassificadosNotícias

Estão abertas as inscrições para o Programa de Talentos do Legislativo 2020

Imagem ilustrativa

Promovido pelo Legisla Brasil, o programa seleciona jovens graduandos e recém-formados para estágios e cargos de assessoria parlamentar no Poder Legislativo

Estão abertas as inscrições para o Programa Talentos do Legislativo 2020. Promovido pelo Legisla Brasil, organização suprapartidária e sem fins lucrativos, o programa seleciona jovens graduandos e recém formados para desenvolvimento e atuação em estágios e cargos de assessoria parlamentar no Poder Legislativo.

“Essa já é a terceira edição do programa. Desde a fundação da organização – que hoje já conta com outros serviços – já foram mais de 40 mil inscrições e 80 assessores parlamentares alocados em diferentes gabinetes e casas legislativas do país. Queremos despertar o interesse dos jovens pelo tema, para termos cada vez mais uma ‘política feita por pessoas e para pessoas’”, afirma Marina Cano, Diretora de Relações Institucionais no Legisla Brasil.

Para as posições de estágio, é preciso estar cursando graduação de qualquer curso com previsão de formatura a partir de dezembro de 2020. Além disso, é pré-requisito residir em São Paulo (SP) ou região metropolitana da capital paulista.

Já para as oportunidades de assessoria parlamentar, o foco são jovens talentos no início de suas carreiras profissionais – com conclusão ou previsão de conclusão do Ensino Superior ou mestrado entre dezembro de 2015 e dezembro de 2019.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o dia 16 de setembro por meio deste link – http://bit.ly/ptlform1

As etapas do Processo Seletivo

O processo seletivo do Programa Talentos do Legislativo 2020 conta com diversas etapas e por isso exige grande dedicação de suas candidatas e candidatos. Na primeira etapa (inscrições gerais), o candidato deve disponibilizar dados para o formulário socioeconômico, preencher questionários sobre sua carreira, motivação e perfil político, além de enviar um vídeo, seu currículo e completar os testes online (um de lógica e outro de atualidades).

Na segunda etapa, são realizadas as entrevistas de competência – individuais e online para todos os candidatos que passarem pela primeira fase. No caso do programa de estágio, os selecionados nesta etapa já passam a compor a turma de finalistas desta edição.

Para as posições de assessoria, existe, ainda, uma etapa extra, na qual são realizadas entrevistas de caso em grupo; por sua vez, os selecionados nesta etapa também compõe a turma de finalistas desta edição.

Os finalistas do Programa Talentos do Legislativo 2020 (de estágio e assessoria) entram para o banco de talentos da organização e são indicados para atuarem em gabinetes legislativos, onde passam por uma última entrevista com a própria equipe do legislador. Os jovens finalistas têm acesso ainda a um amplo processo de desenvolvimento e formação focado no poder legislativo.

Mais informações sobre o processo podem ser encontradas no Guia do Programa de Talentos do Legislativo 2020 neste link – http://bit.ly/guiaptl2020

Sobre o Legisla Brasil

O Legisla Brasil é uma organização suprapartidária e sem fins lucrativos, que busca facilitar o acesso e o desenvolvimento de pessoas no Poder Legislativo.

É a primeira organização no país a atuar com foco em gestão de pessoas neste poder. A organização realiza processos de seleção, formações, programa de acompanhamento e fortalecimento de sua Rede, composta por assessores parlamentares experientes e profissionais qualificados que buscam entrar no setor.

A organização busca a construção de uma política mais representativa e efetiva, que promova o desenvolvimento social do país, feita por pessoas e para pessoas. Para mais informações, acesse www.legislabrasil.org ou acesse nossas redes sociais, @legisla.brasil.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?