NotíciasRegião

Estudantes que queiram ingressar no ensino fundamental da rede pública devem se inscrever até dia 15 de agosto

18/07/2014

Estudantes que queiram ingressar no ensino fundamental da rede pública devem se inscrever até dia 15 de agosto

Sistema centralizado permite cadastro em qualquer escola pública para alunos que não estão na rede estadual ou não frequentaram a pré-escola municipal
Imagem ilustrativa
Imagem ilustrativa

ESTADUAL – A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo está com matrículas abertas do ensino fundamental para o ano letivo de 2015. A inscrição é voltada a estudantes que queiram ingressar na rede pública ou que não frequentam a pré-escola municipal em 2014. Um sistema centralizado criado pela secretaria permite que os candidatos façam o cadastro em qualquer escola paulista, estadual ou municipal.

Neste ano, há quatro milhões de alunos matriculados nas mais de cinco mil unidades de ensino do estado. Para fazer a inscrição, que ocorre até o dia 15 de agosto, o responsável pelo estudante precisa comparecer a qualquer unidade de ensino e fornecer nome completo do candidato, data de nascimento, endereço residencial e telefone para contato. É recomendável levar certidão de nascimento e comprovante de residência.

Para os alunos que já frequentam as unidades estaduais ou municipais a matrícula é feita automaticamente para o próximo ano. Também é automático o cadastramento de crianças com idade mínima de seis anos completos que cursam a pré-escola pública. Nestes casos, a inclusão é feita no 1º ano do ensino fundamental, mediante consulta aos responsáveis e atualização do endereço residencial.

“A partir do sistema unificado criado pela secretaria, os pais registram a inscrição antecipada em qualquer unidade pública e seus filhos são matriculados de acordo com os critérios de oferta de vagas definidos entre o estado e o município. A matrícula antecipada permite a organização das escolas para o próximo ano letivo e também das famílias”, afirma a responsável pelo Departamento de Planejamento da Rede Escolar e Matrícula da Secretaria, Andrea Grecco.

Os resultados da chamada escolar para matrícula antecipada serão divulgados a partir do dia 1º de outubro. No caso dos alunos que cursam a pré–escola pública, a divulgação será na escola de origem. Para o ensino médio, o processo terá início no mês de agosto.

Volta às aulas

Na segunda-feira, 14, quatro milhões de alunos matriculados na rede estadual de ensino retornaram às aulas. Somente na região de Campinas são 560,7 mil estudantes. Neste ano, a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo optou por antecipar as férias do meio do ano para junho por causa dos jogos da Copa do Mundo. No entanto, a mudança no calendário não compromete os 200 dias letivos previstos em lei.

Com o novo cronograma, alunos, professores e servidores também terão uma semana de recesso em outubro, entre os dias 13 e 20. A pausa foi definida pela Coordenadoria de Gestão da Educação Básica (CGEB) da secretaria para evitar possível desgaste com um segundo semestre mais longo. O término das aulas está previsto para a segunda quinzena de dezembro.

“A mudança no calendário foi comunicada à rede com antecedência e segue sem interferências nas 91 Diretorias Regionais de Ensino de São Paulo. A orientação é para que os alunos aproveitem os últimos dias de férias para se organizar e não deixem para a última hora a preparação do material”, afirma o secretário da Educação, Herman Voorwald.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?