J.R. Guedes de Oliveira

Euclides Colaneri

Euclides Colaneri – (Tide). Maestro e Compositor. Nasceu em Capivari, SP, no dia 06 de maio de 1912. Filho de Balduino Colaneri e de Thereza Giudice Colaneri. Casou-se com Abigail Antunes Colaneri, cujo casal teve os filhos: José Antônio, Ana Maria, Regina Célia, Rita de Cássia, Paulo Roberto, Maria Cecília e Teresa Angélica.

Estudou no grupo escolar de Capivari e Seminário Passionista do bairro do Pinheiros, em São Paulo. Foi para o exército em Itu, tocando na sua fanfarra, despertando, assim, o seu interesse pelas bandas.

Tocava trompete, piano e clarinete com exímia qualidade. Transferiu-se para o 5º. Batalhão da cidade de Itapetininga, pertencendo à sua banda marcial.

De volta a Capivari, em 1940, passou a pertencer ao Coro Santa Cecília, da Paróquia de São João Batista, dirigida pela maestrina Rosa Capóssoli Colnaghi. Integrou-se na banda “Jesus, Maria e José”, dirigida por Álvaro de Camargo Penteado. Com a saída deste, em 1945, ainda no tempo do Padre Carreta, assumiu o comando da referida corporação musical.

Foi professor de música e compositor. Sabe-se que era capaz de conhecer uma nota musical, isolada de qualquer contexto, além do que um cultor, como poucos, do nosso latim.

Euclides Colaneri
Euclides Colaneri

Ainda em vida, na administração municipal de José Carlos Capóssoli Colnaghi, este denominou, por lei municipal, a Banda Santa Cecília a se chamar “Banda Euclides Colaneri”, em sua homenagem.

Faleceu no dia 20 de maio de 1997, aos 85 anos de idade. Foram mais de 50 anos comandando a banda municipal de Capivari, com dedicação de mestre e amor aos seus músicos, mercê do seu caráter humanístico.

No seu sepultamento, sob a regência do maestro Lázaro Pimentel, foi executado a “Marcha Fúnebre”. Logo em seguida a música “Imaculada Conceição” e o dobrado “Waldemar Thomazine”. Coberto com a Bandeira de Capivari, desceu à sepultura com aplausos, sendo este féretro acompanhado do ex-prefeitos Miguel Simão Neto, Romeu Annicchino, Francisco Maschietto, Geraldo Toledo Amaral, José Carlos Capóssoli Colnaghi e o então Prefeito “Zico” , que num gesto singelo, mandou dispensar todos os funcionários municipais – inusitada homenagem jamais ocorrida em Capivari.

Fonte: Jornal Dois Pontos, Correio de Capivari, os filhos e o Organizador.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?