Rafard

Exclusivo: Indagado em entrevista, Minamioka declarou que futuro na política é incerto

A convite do Jornal O Semanário Regional, o prefeito de Rafard, Márcio Minamioka (PMDB), aceitou conceder uma entrevista exclusiva a 15 dias do término de seu mandato, fazendo uma avaliação da administração.
Minamioka enfatizou os pontos positivos e negativos da gestão 2009-2012 e pontuou as dificuldades e conquistas do seu governo.
As respostas foram encaminhadas pela assessoria de comunicação da Prefeitura, as quais o jornal reproduz de forma imparcial e na íntegra, com a visão do próprio Prefeito sobre sua administração. Confira:

Jornal O Semanário – Como avalia o seu mandato?
Márcio Minamioka – Nosso principal objetivo era conseguir a escritura do terreno das casas populares, então, nossa finalidade foi alcançada e graças a esta conquista, em janeiro/2013, o prefeito eleito, poderá abrir o processo licitatório e dar início a construção das casas que nossa população tanto precisa. Outro objetivo concretizado era a construção e finalização da Creche Pró Infância, a qual será inaugurada, no dia 14 de dezembro (sexta-feira), às 19h e atenderá 180 crianças de 0 a 5 anos de idade. Deixo assegurado também, o convênio da Creche Escola que deverá atender 80 crianças. Considero que as dúvidas, as incertezas, os acertos e os erros, existiram, mas, as alegrias foram maiores. Comparo uma administração pública a um período gestacional, alguns processos são morosos, dependem de cautela, decisões acertadas e de posturas firmes, por isso, tudo o que conquistamos até o momento, considero como alegrias gratificantes. Por meio delas, nos renovamos e ganhamos forças para lutar até o fim. O amor à cidade e as pessoas que aqui convivem, me moveram a ser candidato, assim como gerenciador me motivou, a lutar ainda mais, pois sabia o tamanho de minha responsabilidade. Apesar das dificuldades e entraves, permaneço aqui até o dia 31 de dezembro, “arregaçando as mangas” e em busca do melhor.

Semanário – Quais foram os pontos positivos e os negativos da sua administração? Por que enfatizou esses pontos?
Minamioka – Enfatizarei estes pontos, porque foram 4 anos de lutas, busca por recursos, recuperações e superações nada fáceis. Durante os 2 primeiros anos do meu mandato, eu enfrentei uma oposição sistemática na Câmara, por parte de 2 vereadores, o que dificultou o meu mandato das mais diversas maneiras possíveis. Eles dificultaram aprovação de projetos, levantavam picuinhas infundadas sobre mim e alguém da minha equipe, deixando claro e público, que o que eles queriam era atrapalhar. Mesmo assim, o que foi realizado até agora, retratam a incessante vontade de realizar. Os pontos negativos, revelam que tentamos, sonhamos, mas, infelizmente, não conseguimos concretizar.
Pontos positivos: Conquista da escritura do terreno para construção das casas populares; Inauguração da Creche Pró Infância; Conquista de convênio para construção de Creche Escola; Recuperação de equipamentos da UMS (pois quando assumimos, não tinha condições de uso); Volta de distribuição de remédios; Horário de funcionamento da farmácia da UMS (estendido); Construção do Programa de Agentes Comunitários, antigo (PSF); Destaque: Rafard oferece até 5 refeições para crianças em período integral; Implantação de apostilas do Sistema Anglo, ao Maternal; Implantação do Sistema Anglo para alunos do 1º ao 5º ano, dando assim um salto de qualidade no ensino para as crianças de Rafard; Aquisição de 2 retroescavadeiras, 1 ônibus escolar e 1 micro ônibus (Programa Ônibus Escolar), de 1 micro-ônibus para cadeirantes e 3 vans para a Unidade Mista de Saúde (UMS) – Totalizando 8 veículos conquistados; Pagamento do reembolso do transporte escolar; Implantação do Projeto musical Guri; Implantação do Acessa SP, oferecendo internet gratuita para a população de Rafard; Reforma e readequação do Ginásio de Esportes “Olavo de Campos Borghesi”; Lançamento da Campanha “Cidade Limpa Cidade Saudável” (em que estabelece dias e horários para colocação de entulhos nas ruas, disciplinando e responsabilizando os munícipes, a colaborar com o setor público); Lançamento do projeto Rafard Mais Verde “Adote uma praça”; Abertura do Tele Centro Comunitário, uma parceria com o Ministério das Comunicações, possibilitando a formatura anual de alunos no curso de informática gratuito; Aprovação do CRAS (Centro de Referência da Assistência Social); Início e término das reformas em obras inacabadas e em processo de sindicância do “Grupo Sempre Jovem” da Terceira Idade de Rafard; Além da realização de serviços de recape asfáltico e tapa buracos por mais de 6 vezes durante os anos, fizemos reparos de encanamentos, aprofundamos poços artesianos, ajustamos rede de água e esgoto, cascalhamos estradas rurais, entre outros.
Pontos negativos: Dar início ao funcionamento do PAC (Programa de Agentes Comunitários), antigo PSF (Programa Saúde da Família); Reforma e readequação do antigo CEPAR (Centro Esportivo) localizado no bairro popular. Apesar de termos lutado pela regularização do local, para angariarmos verbas, pois, a obra não possui escritura, não conseguimos reativar o local com verbas próprias, as quais são insuficientes para realizar tal obra.

Semanário – Existiram empecilhos na equipe em que montou para a administração? O Grupo foi unido pelos propósitos do Prefeito ou pelos propósitos da Prefeitura?
Minamioka – A palavra empecilho, obstáculo, estorva, é muito pesada, para denominar uma equipe administrativa, quando estamos certos que qualquer contratação além de ter que existir confiança, segurança e responsabilidade, tem que existir cooperação conjunta de ambas as partes, no enfrentamento dos desafios. Toda a equipe por mim nomeada tinha a certeza que os detalhes e o trabalho seriam as palavras chaves para retomar o crescimento e o desenvolvimento da cidade Coração. Apesar de o orçamento ser baixo, eu ter trabalhado com um efetivo de comissionados reduzido, para não ter problemas com o Ministério Público, nós revertemos, arrumamos e melhoramos, até onde foi possível. No geral, conseguimos mostrar que viemos para trabalhar, não para outra situação. A parceria foi o caminho encontrado para lutarmos em prol das melhorias e nas possibilidades de dar uma vida digna para toda população que agora ou futuramente serão beneficiadas com obras passadas, estas e/ou futuras que virão. Nada do que fizemos foi em vão, certamente. O que foi deixado de fazer, não foi por tentativa, mas, talvez por empecilhos burocráticos ou de ordem jurídica, que poderiam nos comprometer administrativamente – e isto nós não queríamos e não aceitamos.

Semanário – Poderia levantar pontos relevantes em que foram concedidas melhorias na área de Saúde, Turismo, Esporte, Cultura, Trânsito, Habitação, Meio Ambiente, Segurança, Educação e Desenvolvimento Econômico?
Minamioka – Saúde: Atendimento 24h na Unidade Mista de Saúde (UMS), com aumento de pediatras e horas de atendimentos; Recuperação de equipamentos da UMS; Volta de distribuição de remédios; Horário de funcionamento da farmácia da UMS, estendido; Campanhas de doação de sangue; Aumento de médicos especializados; Intensificação do Combate a DST/ HIV-AIDS, com testes gratuitos oferecidos a população; Mutirão de mamografias para as mulheres; Campanhas de Vacinação e Hanseníase; Vigilância Sanitária atuante e aumento da equipe de trabalho; Cadastro de esterilização em cães e gatos; Retorno do planejamento familiar, e das operações de vasectomia e laqueadura; Construção do Programa Saúde da Família (PSF); Encontros, reuniões, palestras e acompanhamentos as gestantes da cidade; Aquisição de van para a saúde; Instalação, contratação de funcionária e readequação de sala, para o Raio X; Controle de diabetes; Cadastramento dos usuários do SUS; Implantação do sistema de informatização; Funcionamento do aparelho Raio X; Contratação de ginecologista e otorrino.
Cultura, Esporte e Turismo: Implantação do Projeto Guri; Implantação do Acessa SP, oferecendo internet gratuita para a população de Rafard; Atividades culturais retomadas: teatro, axé, hip hop, street dance, banda instrumental e ballet; 2º Salão Nacional de Arte (cumprimento de projeto de lei); 4º Encontro de Carros Antigos sucesso de público (cumprimento de projeto de lei); Dia do Evangélico (cumprimento de projeto de lei); Realização da Semana da Cana (cumprimento de projeto de lei); Encontro de Motociclistas; Festa Junina; Passeio a Cavalos; Eleição da Miss – Garota Primavera; Eleição Miss Terceira Idade; Retorno da Escola de Samba “Unidos de Rafard” e incentivo à participação cultural e social às crianças da cidade; Oficinas gratuitas: Fotografia, Técnicas de Iluminação, Violão e Ritmos Brasileiros e Iniciação Teatral e Mosaico; Realização de Festas de Natal com chegada de Papai Noel no centro e na Praça Domingos Fontolan, na popular; Incentivo as práticas de: arco e flecha, xadrez e tênis de mesa, capoeira, karatê, futsal, futebol de campo; Realização de vários campeonatos: futebol, futsal, futebol de areia, bocha, entre outros.
Indústria, Comércio e Habitação: Lançamento do projeto Rafard Mais Verde “Adote uma Praça”; Projeto Polo de Confecção para geração de emprego e renda; Legalização das áreas do Distrito Industrial; Asfalto Distrito Industrial; Chegada de 2 novas Empresas para o Distrito Industrial e a ampliação de mais uma, abrindo mais de 100 empregos diretos; Ampliação da rede de iluminação do Distrito Industrial; Liberação da área doada, na Rua Eugênio Tezotto, através da lei nº 1.033/98 para construção das casas populares, uma vez que o município já cumpriu o que determinava a lei em referência; Execução e aprovação do projeto para construção de 200 Unidades Habitacionais; Em negociação, a aquisição de mais duas áreas para construção de casas populares; Regularização do terreno do Senai – Celso Charuri.
Educação: Construção da Creche Pró Infância; Rafard oferece até 5 refeições para crianças em período integral; Implantação do Sistema Anglo para alunos de 1ª série a 4º ano, dando assim um salto de qualidade no ensino para as crianças de Rafard; Uniformes distribuídos para a Rede Municipal de Ensino; Implantação do SARESP na Rede Municipal, por meio de convênio; Aquisição de um ônibus escolar (Programa Ônibus Escolar); Entrega de diploma as crianças das pré-escolas; Atividades extracurriculares: formatura de capoeira e karatê; Capacitação dos professores e pajens; Programa de Recuperação da Aprendizagem para capacitação de diretoras e coordenadoras; Valorização dos funcionários pelo Dia dos Professores; Implantação de apostilas do Sistema Anglo, ao Maternal; Alunos considerados acima da média na Prova Brasil Anglo; Implantação do sistema de informatização; Aulas ministradas ao EJA (Educação de Jovens e Adultos).
Assistência Social: Campanha do Agasalho; Abertura do Tele Centro Comunitário, possibilitando a formatura de 70 alunos no curso de informática gratuito; Retorno do Grupo “Viver a Melhor Idade”, que atende idosos entre 70 a 90 anos; Cursos gratuitos para a população; Oficina de Costura (mão de obra qualificada); Parceria da Assistência Social e SENAI promovendo cursos profissionalizantes; Aquisição de micro-ônibus para cadeirantes; Aprovação do CRAS (Centro de Referência da Assistência Social); Reformas em obras inacabadas da Terceira Idade.
Guarda Civil Municipal e DITRAN (Divisão de Trânsito): Guardas municipais de Rafard recebem uniformes da Prefeitura; Corpo de Bombeiros realizam simulação de acidente em Semana da Segurança em Rafard; Guarda Municipal de Rafard aumenta efetivo de trabalho; Treinamentos e participação em palestras; Entrega de uma nova viatura a Guarda; Implantação do PROMAD (Programa Antidrogas), que atende 160 crianças do município; Curso de reciclagem e capacitação aos guardas; Ruas de Rafard recebem marcas de sinalização; Crianças conhecem na prática como ser bom motorista na minicidade; Pinturas nas ruas de Rafard aumentam segurança no trânsito; Setor de trânsito da Prefeitura de Rafard recupera pintura de lombadas; Divisão de Trânsito realiza pintura estratégica nas proximidades das Escolas.
Administração (Obras e Serviços): Programa Melhor Caminho já atende estradas da área rural de Rafard; Prefeitura realiza limpeza nas ruas do centro de Rafard; Prefeitura de Rafard beneficia servidores com aumento de vale cesta mensal; Prefeitura de Rafard implanta Programa de Regularização Fiscal; Prefeitura de Rafard constrói calçada próxima ao Almoxarifado; Ruas de Rafard recebem asfalto; Prefeitura de Rafard realiza limpeza de bueiros; Prefeitura realiza cascalhamento nas estradas rurais de Rafard; Entrega de chaves de duas retroescavadeiras; Velório Municipal de Rafard recebe poda e cortes de árvores; Locais públicos de Rafard recebem manutenção e melhorias; Lançamento “Prefeitura nos bairros”; Ponte do Córrego São Francisco de Rafard recebe melhorias; Aprofundamento de 3 poços artesianos, para amenizar a falta de água.

Semanário – A transferência de mandato já está sendo realizada? Existe um compartilhamento de informações da atual administração para que a nova possa estar inteirada com todos os assuntos e não se perca ou tenha dificuldades, para que num futuro não haja problemas ao Município?
Minamioka – Sim. Sem dúvidas. Foi por se espelhar na transição que a mim e a minha equipe, não foi possível há 4 anos, que fiz exatamente o contrário. Desde o dia 8 de outubro de 2012, após a eleição, as portas da Prefeitura, do gabinete, das diretorias, estão abertas para a nova equipe que assumirá em 1º de janeiro de 2013. O novo prefeito eleito, César Moreira, se reúne de maneira tranquila, diariamente com o jurídico da Prefeitura, na busca por informações e na tentativa de se inteirar dos problemas.

Semanário – Pretende continuar na vida pública? Pensa em voltar a ser candidato nas próximas eleições?
Minamioka – O futuro a Deus pertence.

Semanário – Como forma de interação com os munícipes, deixe uma mensagem de término de mandato e fim de ano.
Minamioka – Agradeço a população rafardense pela oportunidade de ser o prefeito desta cidade. Também agradeço, pelos elogios e pelas críticas, que mostrou qual era o caminho certo a seguir. Reafirmo que em cada acerto ou erro, somente queríamos ser justos e dar condições ideais para os funcionários, cidadãos, crianças e idosos, e que pudessem se orgulhar de serem rafardenses. Um Feliz Natal e um próspero Ano Novo, repleto de realizações e sucesso!

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?