Região

Festival Vegano de Inverno – Edição Indaiatuba 19 a 20 de Agosto

14/08/2017

Festival Vegano de Inverno – Edição Indaiatuba 19 a 20 de Agosto

INDAIATUBA | Moradores empresários e ativistas se reúnem e organizam o primeiro festival vegano. A iniciativa acontecerá no terceiro final de semana de agosto de 2017, no espaço da ACMTI, localizado dentro do Terras de Itaici, um bairro verde e agradável da cidade (o bairro tem acesso controlado com portaria, porém será aberto ao público na data do evento, mediante identificação). O evento contará com expositores de alimentos e produtos totalmente livres de testes, ingredientes ou matéria-prima de origem animal, produtores locais de alimentos orgânicos, atividades infantis, ONGs de proteção animal, apresentações musicais e palestras gratuitas com ativistas e especialistas em diversos temas relacionados (as inscrições devem ser realizadas antecipadamente pelos facebook do evento). A escritora Dra. Phil. Sônia T. Felipe e a nutricionista Dra. Ana Ceregatti, por exemplo, são nomes confirmados. Embora a entrada seja gratuita, a organização sugere a doação de 1kg de alimento ou ração para animais, que serão distribuídos e repassados às ONGs presentes.

Saiba mais: o que é veganismo?

 O veganismo, filosofia pacifista que provoca reflexões e incentiva a mudança nos atuais hábitos de consumo da sociedade, tem como base o abolicionismo animal e o respeito por todas as espécies vivas e sencientes do planeta.  A palavra “veganismo” foi utilizada pela primeira vez somente em 1944, por um marceneiro inglês – e, posteriormente, fundador da Vegan Society – chamado Donald Watson (que desejou diferenciar, aqueles que não consumiam carnes, dos que não consumiam nada de origem animal ). Porém, há registros de ideias veganas sendo promovidas e defendidas ao longo da história, como as do filósofo grego Pitágoras, entre outros povos antigos. Por ano, cerca de 1% da população do planeta repensa e muda seus hábitos, aderindo ao vegetarianismo ou ao veganismo. No Brasil, em 2012, o IBOPE divulgou que cerca de 8% da população era vegetariana. Porém, atualmente, o mercado vegano brasileiro tem crescido 40% ao ano e já são 5 milhões que se declaram veganos no país (Estadão – 02/17). Criam-se, assim, novas oportunidades e novas maneiras de se produzir e ofertar produtos e serviços.  Assim, tornam-se importantes, num cenário ainda desconhecido por muitos, a promoção pública e organizada desses novos hábitos, por meio de informações embasadas, divulgação de produtos e seus produtores, além de exemplos de como ser vegano na prática em uma sociedade que ainda tem como padrão a exploração animal. Com este intuito, moradores, empresários e ativistas de direitos animais de Indaiatuba e região reuniram-se para organizar o primeiro festival do gênero da cidade.

Sobre a organização e os envolvidos

Idealizado inicialmente por um grupo de veganos da cidade, o evento foi abraçado por diversas pessoas e empresas que acreditam em um planeta mais justo, de direitos iguais a todas as espécies.

Produção

Sol Vegano Produções, Cabeto Rocker Produções, Garoa Cultural, ACMTI.

Apoio

Laar – Instituto de Desenvolvimento Humano, Instituto Cultural Potala, Domus Soluções Sustentáveis, Atitude Verde, Pyri Projetos e Estratégias, Jornal Zen e MintMind Marketing & Design Digital.

ONGs beneficiadas

Santuário Terra dos Bichos, UPAR – União Protetora dos Animais de Rua, Associação Filantrópica e Assistencial São Francisco de Assis.

Serviço

Local: Bosque Mosteiro – ACMTI

 – Associação de Moradores Colinas do Mosteiro, Terras de Itaici e Recanto dos Pássaros –

Rua Teodoro Barnabé, nº 290, Itaici , Indaiatuba – SP.

Capacidade de visitantes simultâneos: 800 pessoas.

Distribuição de pulseiras de acesso 15 minutos antes da chegada.

Data: 19 (sábado) e 20 (domingo) de agosto de 2017

Horário: 10h – 18h

instagram.com/festival.vegano

Mais informações

Alê Ribeiro (19) 9-9285-7580 (whatsapp)

 [email protected]

Os expositores:

Jaci Cosméticos, Sol Vegano, Shilema, Univegan, Tutti Felici Artesanato, Sil Bioarteira ,Veg Burguer, Espaço Viva com Ciência, Atitude Verde, Permacultura Aboré, Como? Espaço Vegano, CSA Itaborai, Pro Meu Bem , Radix Bijuterias, Cheiro Verde Massas, Natu Saudável Orgânicos, Tapioca da Iracema, The Boinas, Delícias do Santuário (Terra dos Bichos), Papa’s Pizza Veg, Matriz Style Xilogravuras entre outros.

Atividades e palestras :

Estão previstas diversas ações durante o evento, todas abertas ao público. Dentre elas: palestras com prévia inscrição, aulas abertas e apresentações de danças. Terapias alternativas, apresentações musicais, rodas de conversa, adoção consciente. A grande maioria realizada por artistas da região.

Alguns nomes confirmados: Nana Índigo com Bruno Monteiro e Cia Dente de Leão, Gambia Rock, Banda B12, Motherfolk música Folk Celta , a dançarina Débora Kina, Acampamento Dança Cigana , Gincana Sustentável Terra Encantada, Instituto Potala Terapias Alternativas, Maternidade Vegana, UPAR adoção consciente.

Outras duas atrações que estarão presentes é o lançamento do livro Nenhum Animal merece Ser considerado um ingrediente, de Fábio Chaves, e Era uma vez um Porquinho de Maria Castellano.

Palestras: 11:00h – Dra. Ana Ceregatti – Veganismo e Saúde 13:00h – Maureen Santos – Atlas da Carne 14:00h – Leandro Ferro – Rodeios e Vaquejadas: Poder, política e sofrimento animal 15:00h – Lincoln Hashimoto-Como migrar ao crudivorismo.

Inscrições:www.facebook.com/veganofestival

DOMINGO – 20/08/17

Palestras: 11:00h – Leandro Garcia Bellio – Mindful Eating 13:00h – Mesa Redonda sobre Empreendedorismo Vegano 14:00h – Rodrigo Poshmann – Veganismo quando? 15:00h – Dra. Phil. Sônia T. Felipe – Ética e Direitos Animais.

Inscrições : www.facebook.com/veganofestival

vegano

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?