CapivariNotíciasRafard

Iniciativa acaba com entulhos e oferece renda extra

Os trabalhos com hortaliças em terrenos baldios tem sido um meio de evitar o acúmulo de entulhos e o crescimento do mato não cultivado, que acarretam no surgimento de animais peçonhentos e outros problemas à sociedade.
O cultivo de hortas caseiras oferece aos cidadãos que praticam essa atividade, além de um manuseio terapêutico, uma renda extra para agregar ao salário familiar.
Em Capivari e Rafard é muito comum ver essas hortas com o anúncio “Vende-se Verdura” ou “Temos Alface”, hortaliça mais comercializada pelos pequenos agricultores, que vendem aos supermercados, mercadinhos interioranos e para os vizinhos, além é claro, do consumo próprio.
O cultivo orgânico, prática sem utilizar agrotóxicos e produtos químicos que geram doenças no organismo humano e contaminam o solo, sempre foi uma alternativa para quem buscou se dedicar um pouco ao manuseio da terra para relaxar e revitalizar as energias sugadas pelo estresse do dia a dia.
Hortas medicinais são menos comuns, mas atende a demanda das pessoas alérgicas aos mais variados compostos químicos inseridos nos remédios, onde até mesmo por conta da idade, preferem a maceração de algumas ervas para um chá e para um gargarejo.
Calmantes, expectorantes, cicatrizantes e outros diversos agentes para a resolução do mal-estar e para manter a boa saúde do indivíduo podem ser encontrados na natureza que constitui a imensa formação genética humana.
Juliano, 33 anos, morador da cidade de Rafard, cuida de um terreno onde cultiva uma horta há dois anos. “Planto alface, salsinha, cebolinha e outras verduras. Realmente tem me servido como uma renda extra o plantio no terreno”, declarou à reportagem d’O Semanário.
Estufa
As hortas cultivadas na Estufa Municipal de Mombuca produzem verduras e hortaliças que são enviadas para a Merenda Escolar. Toda a produção da Estufa vai para o consumo das crianças da creche e para a merenda das escolas municipais.
Segundo o engenheiro agrônomo da Prefeitura, Guilherme Mikhail H. Dorelli, a estufa produz diversos tipos de verduras e hortaliças como: alface, almeirão, rúcula, chicória, entre outros. Na produção, também há o cultivo de cenoura e beterraba. “Toda semana são entregues para a merenda entre 40 a 50 pés de alface, entre outras verduras”, informou Dorelli.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?