ArtigosLeondenis Vendramim

IOSF – Irmandade Odinista do Fogo Sagrado

Já ouviu falar na IOSF, uma irmandade religiosa? Não, não é católica. É contemporânea, bem recente, tem apenas 26 anos. Foi criada por um grupo de pessoas em 21 de dezembro de 1997, é mais conhecida como Odinismo.

Seu nome sugere um certo fanatismo, em suma, é o estudo, adoção e transmissão das tradições espirituais germânicas. Suas buscas remontam às crenças dos visigodos (tribo germânica, invasora da península Ibérica).

Um dos segmentos desse movimento, na Islândia, com 372.500 pessoas, a Asatru é a que mais cresce, já atinge 5.000 fiéis. Adoram vários deuses, mas os principais são Odin, chamado Pai de Tudo, Criador e Governador do Universo, da poesia e seus filhos, Thor, deus do céu e do trovão, guerreiro (nos filmes aparece com o martelo do poder) e Lock, meio homem e meio lobo, orelha, rabo e metade da cabeça é lobo envolto por uma serpente com cabeça de lobo.

É protetor das feras, deus da sorte, da magia, da fortuna, um deus trapaceiro. Estes irmãos fizeram um pacto de sangue, cortando a palma da mão direita de ambos e misturando o sangue ao dar as mãos. Baseado nisto os odinistas juram fidelidade à Irmandade Odinista do Fogo Sagrado, a seus deuses, à família e à comunidade. Freyja ou Frigga, deusa do amor, do casamento, da fertilidade, pacificadora dos deuses, esposa de Odin, e mais um panteão infindável.

Desfilam pelas ruas com roupas bastante coloridas, bandeiras a fim de chamar a atenção popular e atraí-los, pelo visual, e pregam liberdade.

O Odinismo ficou no esquecimento quando o cristianismo se tornou religião oficial na Islândia, mas agora ressurge com destaque tendo como líder principal o famoso compositor Hilmar Orn Hilmarsson. Seus principais festivais acontecem, anualmente, nos equinócios e nos solstícios.

O Odinismo é religião pagã, politeísta, fundada em 1997, por pessoas lideradas por Else Christensen, adoram e propagam as mesmas divindades do Asatru da Islândia.

A IOSF procura moldar a Irmandade em grupos, e faz um juramento de sangue de lealdade aos deuses e à comunidade. Os odinistas, assim, juram lealdade à Irmandade Odinista do Fogo Sagrado.

A irmandade procura obter nove virtudes nobres de vida:
1 – Coragem para agir corretamente em todas as circunstâncias;
2 – Veracidade, falar somente o que é verdadeiro e justo;
3 –
Honra conhecer seu valor e nobreza interiores, povo, sua família, e para consigo mesmo;
4 – Lealdade é a vontade de ser leal para com seus Deuses e Deusas, seu povo, sua família e seu próprio ser, sem restrições;
5- Disciplina própria e para com o próximo, a fim de alcançar seus objetivos;
6 –
Hospitalidade voluntária para com todos, principalmente para com os que moram longe;
7- Eficiência, ser o mais perfeito possível ser voluntarioso naquilo que faz;
8- Autossuficiência e mantenedor da sua família, da sua tribo e do sua nação;
9-
Perseverança – é a tenacidade com que procura alcançar seus propósitos, reavaliá-los e sendo benéficos, lutar com afinco para atingi-los ainda que diante dos obstáculos e fracassos.

Fonte: Mistérios Nórdicos de Mirella Faur.

O Odinismo de Else Christensen, é um paganismo que se estabeleceu na Península Ibérica sofreu forte influência dos ensinos de Alexander Rud Mills, líder odinista, anarquista, racista e anticristão na Austrália.

Christensen ainda deu ênfase ao anarco sindicalismo e propunha uma sociedade socialista dividida em tribos autônomas.

O Odinismo de Christensen difundiu-se pelos Estados Unidos da América, Canadá, onde publicaram o “The Odinist”, boletim odinista. Invocam os deuses, e os cultuam com músicas, danças e ofertas de alimentos e bebidas. A IOSF é conhecida pelas suas sagas (narrativas sobre magia, heroísmo, principalmente dos séculos 13 e 14).

O Odinismo é anticristão, politeísta. Deus é claro: “Não terás outros deuses diante de mim”. “Não te encurvarás a eles, nem os servirás”. (Êxodo 20:3-5)

Quanto ao juramento de sangue Deus diz: Não jureis, seja o vosso falar sim, sim e o não, não, o que passa da veracidade é de procedência maligna. (Mateus 5:33-37) Não fareis marca alguma no vosso corpo. (Levítico 19:28) O deus Odin é o deus da guerra, e da magia, protetor dos mortos, gerou a Lock, deus animalizado, oponente ao Deus perfeito, que disse: a minha paz vos dou (João 14:27) é contrário à magia (Deuteronômio 18:10-12). Os mortos não necessitam de proteção. (Eclesiastes 9:5-6 e 10)

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?