ArtigosLeondenis Vendramim

Yoguismo

Yoga é uma prática religiosa de meditação profundamente disciplinada, reivindicada pelo hinduísmo, bramanismo e budismo. Há muitas academias ao nosso redor, e com muitas procuras por pessoas que desconhecem o Yoga e seus objetivos religiosos escusos, talvez, até de alguns instrutores.

Com certeza, os exercícios de yoga, como todos os outros trabalhos musculares, mesmo uma caminhada, são relaxantes, diminuem o estresse, enfim melhoram a saúde física, espiritual e mental. O yoga constitui-se de exercícios físicos, alongamentos, respiração, meditação, visando a evolução humana em todas as suas capacidades, e em sua espiritualização.

Um dos objetivos espirituais do yoga é alcançar, através da profunda meditação a plenitude, ao conectar-se com Deus, alinhando sua vida com amor, devoção, humildade para com o criador. Assim, o yoguismo crê no deus criador. O praticante do yoga, deve usar todas as suas energias internas a fim de se alinhar com os atributos divinos, com seu deus.

Pense, não é pela capacidade meditativa que o homem se conecta a Deus, mas sim pelo estudo de tudo aquilo que o revele, como estudo da Bíblia, falar com Deus em oração. Pode-se analisá-lo como o personagem de poder e amor, abrindo o coração, reconhecendo seus erros, com intenção de melhorar; gozando da natureza, usufruindo de um riacho ou das flores, agradecendo a Deus pelas boas dádivas, que tão prodigamente nos dá diariamente.

Dizem alguns estudiosos que o yoga surgiu na Índia no ano 2.000 a.C., outros, no ano 3.000 a.C. A Índia é o país mais politeísta do mundo, nela, há muitas religiões e divisões de religiões, e quase todas reverenciam muitos deuses.

O Yoga é um verdadeiro panteísmo, tudo na natureza é deus, por isso tem muitas formas; Brahma é o mais importante, formando com Shiva e Vishinu, conhecido como “O Grande Dançarino” e reconhecido como o primeiro iogue e criador do yoga – além de ser o mestre da meditação, o trio mais importante do panteão indiano.

Creio que a maioria já viu o deus Ganesha, aquele com cabeça e tromba de elefante, cinco ou mais braços, barriga volumosa, é o primeiro filho de Shiva e de Parvati, ele nos dá fortuna, inteligência e tira os obstáculos do nosso caminho.

Os adoradores de Shiva, chamados sadhus, cultuam-no passando a noite em procissão fantasiados pelas ruas e pelos templos, orando, jejuando, e trazendo-lhe leite, iogurte, mel, açúcar, como oferta, consumindo muita maconha e cantando mantras.

O Yoga, o hinduísmo e as demais religiões Hindus seguem seu livro sagrado chamado Vedas, o qual ninguém sabe o autor, nem quando foi escrito, todo em versos chamados mantras, à semelhança do livro de Dante Alighieri.

Segundo a Profª Juliana Romera, “os deuses colocam obstáculos na vida da pessoa para que os vença e creia, deve-se orar a Ganesha, não para tirar os obstáculos, mas receber as energias dele para vencer os obstáculos.” (Youtube: Yoga Diária. Yoga é Religião?)

Ainda, de acordo com a professora, há muitos deuses: da chuva, do trovão, do sol, da sabedoria… todos eles são formas de energia. O objetivo da meditação do yoga é conectar-se com aquela energia (cada deus tem uma energia diferente) para vencer as dificuldades. Idem.

O professor de Yoga, Caio Corrêa, diz que Yoga tem várias interpretações, e uma delas é que yoga é a ausência de conflitos mentais, físicos e espirituais.

A julgar pelos sadhus, em suas andanças noturnas, inebriados pela maconha e devoção fanática, ficam em êxtase, tão enlevados, alienados, que não sentem os conflitos, ficam isentos de quaisquer conflitos. Depois vem a realidade e os problemas aparecem, às vezes, mais enfatizados e doloridos.

Todos eles são deuses mortos e por isso, não possui energia, pois, energia é gerada por alguma coisa em movimento e nenhum desses deuses se movimenta, são estáticos, não possuem poder algum. O único que pode acabar com os conflitos internos é Jesus Cristo, que deu a vida na cruz pelos pecadores, o maior motivo do conflito íntimo.

Se esses deuses são sem vida, insensíveis aos problemas, não possuem energia, qual a utilidade da meditação e atingir o auge, e usufruir de que energia se ela inexiste?

Com quem se conectam para chegar ao êxtase e ao sentimento de satisfação e alívio dos conflitos, se esses deuses são inanimados? Ainda que tais exercícios físicos sejam úteis, será que o fim maior do Yoga não é fatal para os cristãos? É só para pensar!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?